Robert Redford completa 76 anos com a mesma vitalidade do início de carreira

Veja a galeria com imagens da carreira do astro, que prepara seu 9º filme como diretor

EFE |

EFE

O multifacetado Robert Redford, eterno galã de Hollywood, completa 76 anos neste sábado (18) sem perder sua vitalidade, o que pode ser comprovado com seu 9º filme na direção, "The Company You Keep", no qual também trabalha como ator.

Brilhante intérprete e comprometido produtor de cinema independente, Redford sempre seguiu seus instintos e conduziu a própria vida, desde os momentos mais difíceis até as grandes conquistas.

O protagonista de "Um Golpe de Mestre" (1973) e "Proposta Indecente" (1993) provou do gosto do teatro pela primeira vez em 1962, ao protagonizar a obra "Descalços no Parque", que foi adaptada depois para a telona. Seu estrelato em Hollywood chegou quando ele atuou ao lado de Paul Newman em "Butch Cassidy: Dois Homens e um Destino" (1969). Pelo trabalho, Redford ganhou o Prêmio BAFTA de melhor ator.

Mais que um galã de cinema, Redford foi um ator versátil: um fugitivo em Butch Cassidy, um jornalista em "Todos os Homens do Presidente" (1976) e um fotógrafo aventureiro em "Entre Dois Amores" (1985).

Leia também:  Robert Redford volta à direção com "Conspiração Americana"

A inquietação deste californiano o levou tempos depois a se colocar do outro lado das câmeras, trabalho que nunca abandonou. Redord venceu o Oscar de melhor diretor com "Gente Como a Gente" (1980) e sempre afirmou que buscava em seus filmes apresentar um ponto de vista crítico sobre política e outros assuntos. Mas seu projeto pessoal mais arriscado, que já completou três décadas, é sem dúvida a fundação do Festival de Cinema Independente de Sundance, que criou em 1981 em seu rancho, na cidade de Utah.

Getty Images
Robert Redford: na ativa aos 76 anos

Siga o iG Cultura no Twitter

Redford investiu o que ganhou no cinema para oferecer a outras pessoas a oportunidade de fazer filmes e se transformar em artistas. Além do festival, surgiram depois um instituto de cinema, o canal de televisão Sundance Channel e uma cadeia de salas dedicadas à distribuição de filmes e documentários independentes.

"The Company You Keep" é uma versão adaptada de um romance de Neil Gordon, publicado em 2003. No filme, além de dirigir, ele atua ao lado de Shia LaBeouf . Nele, Redford interpreta um ex-militante de uma organização da esquerda radical dos Estados Unidos, Weather Underground, perseguido pelo FBI há 30 anos, tempo no qual viveu com uma identidade falsa que um jornalista está prestes a descobrir.

Redford, que tem três filhos de um primeiro casamento, vive na atualidade com a pintora alemã Subylle Szaggars, com quem se casou em 2009. Sua ideias não se restringem ao cinema: o astro é um reconhecido ativista dos direitos humanos, da liberdade de expressão e da preservação do meio ambiente. Além disso, costuma participar das campanhas do Partido Democrata. Sua estrela não se apagou ao longo dos anos e brilha como nos primeiros dias. Ator, diretor e produtor, Robert Redford é a história viva do cinema.

    Leia tudo sobre: Robert Redfordcinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG