Michael Cimino será homenageado no Festival de Veneza

Diretor americano receberá o Prêmio Persol por sua trajetória cinematográfica

EFE |

EFE

O cineasta americano Michael Cimino, diretor de filmes como "O Franco Atirador" e "O Ano do Dragão", será homenageado por sua trajetória cinematográfica com o Prêmio Persol 2012, na 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza , que será realizada entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro.

Siga o iG Cultura no Twitter

Com o prêmio, os responsáveis pelo festival pretendem mostrar toda admiração que têm pela carreira de diretor, roteirista e produtor de Nova York.

O americano deve receber a homenagem das mãos do diretor do evento, Alberto Barbera, segundo comunicado divulgado pela organização do festival. Depois da cerimônia, será projetado o filme "O Portal do Paraíso", dirigido por Cimino e exibido em Veneza em 1982.

"Cimino exaltou a arte e ofereceu um retrato crítico e apaixonado ao mesmo tempo lúcido e encantador da América", disse Barbera. O diretor do Festival de Veneza destacou a "intensidade" e a "originalidade" do cineasta nova-iorquino, que durante os últimos 40 anos homenageou a paisagem americana.

Barbera criticou o "silêncio" ao qual foi submetido o trabalho de Michael Cimino após alguns fracassos comerciais do diretor de "O Franco Atirador", projeto agraciado com cinco Oscar em 1979, entre eles, o de melhor filme e melhor diretor.

    Leia tudo sobre: Michael CiminoFestival de Venezacinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG