"O Que Esperar Quando Você Está Esperando" reúne histórias de gravidez

Comédia baseada em best-seller dos Estados Unidos traz Rodrigo Santoro e Jennifer Lopez ao lado de grande elenco

Reuters |

Reuters

Uma comédia dramática recheada com histórias paralelas e interpretada por um elenco repleto de astros se tornou uma espécie de fórmula que sempre cheirou a tapeação. Em "Noite de Ano Novo" (2011) e "Ele Não Está a Fim de Você" (2009), por exemplo, os atores eram de longe a maior atração – e a garantia de bilheteria –, já que os roteiros eram despreocupados o bastante para gerar qualquer empatia do público com suas personagens.

Embora "O Que Esperar Quando Você Está Esperando" siga o mesmo modelo e compartilhe a mesma desconfiança inicial, o resultado é outro.

Estrelado por Cameron Diaz, Jennifer Lopez, Rodrigo Santoro, Elizabeth Banks, Anna Kendrick, Dennis Quaid, entre outros, a produção entrega o que promete: uma comédia despretensiosa sobre as agruras e felicidades trazidas pela maternidade.

O filme acompanha a vida de cinco casais com diferentes experiências reprodutivas. Rodrigo Santoro e Jennifer Lopez interpretam o produtor musical Alex e a fotógrafa Holly, que pretendem adotar uma criança etíope, apesar das finanças dela e a relutância dele azedarem os planos.

Divulgação
Cartaz nacional do filme com Rodrigo Santoro

Enquanto isso, a impaciente e intolerante guru da vida saudável Jules (Cameron Diaz), estrela da TV, engravida de seu instrutor Evan (Matthew Morrison, da série "Glee") durante a competição televisiva "Dançando com as Estrelas".

Siga o iG Cultura no Twitter

Wendy (Elizabeth Banks, de "Jogos Vorazes") e Gary (Ben Falcone, de "Missão Madrinha de Casamento") compõem o núcleo mais cômico da trama. Ela é dona de uma loja de produtos para bebês que, depois de anos de tentativas, finalmente consegue engravidar. Daí seu encantamento pelo "brilho" da gestação, período que acaba se mostrando um vexatório suplício físico e mental.

O marido Gary tem seus próprios problemas a resolver com seu pouco afetivo pai, o ex-piloto de carros de corrida Ramsey (Dennis Quaid). Vítima do espírito de competição de seu progenitor desde sua infância, Gary deverá enfrentar o impensável: o pai também engravidou a mulher, décadas mais jovem, e, pior, são gêmeos.

Por fim, há o jovem relacionamento de Marco (Chace Crawford, da série "Gossip Girl") e Rosie (Anna Kendrick, de "Amor Sem Escalas"), outra gravidez acidental. É a menor e mais descolada narrativa do filme, facilmente descartável.

Ao redor desses casais orbitam personagens com o objetivo de criar um equilíbrio entre a comédia e o drama. Os problemas de Wendy seriam apenas tristes caso sua assistente Janice (a comediante Rebel Wilson) não provocasse uma hilária reação a partir de seu comportamento.

Tal como seria impensável a transformação de Alex sem "os caras", grupo de apoio a pais liderado por Vic (o também comediante Chris Rock), cuja regra máxima é jamais contar o que é dito entre eles (uma referência a "Clube da Luta", de 1999), invariavelmente relatos de atitudes relapsas com seus filhos.

Dirigido por Kirk Jones (de "A Fortuna de Ned"), "O Que Esperar Quando Você Está Esperando" tem com base um best-seller homônimo de Heidi Murkoff, que há três décadas serve como guia para pais nos Estados Unidos.

Embora famosa, a obra nunca deixou de ser criticada por alguns por deixar mães ainda mais aflitas, inseguras e frustradas quando pretende encorajá-las.

Nesse ponto, não há nada em comum entre o livro e o filme, que, diante dos desafios inerentes à paternidade, promove suas qualidades transformadoras.

Otimista, bem-humorada e um tanto simplista, a versão cinematográfica sustenta que nada é fácil no processo, mas o amor incondicional por si só se encarrega de colocar tudo nos eixos.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG