Suspense dirigido por Steven Spielberg fez de Martha's Vineyard um famoso ponto turístico

Reuters

Quase 40 anos atrás, um grupo de cineastas viajou para um resort em uma ilha tranquila. Neste local paradisíaco ocorreu uma filmagem muito conturbada e que mudou Hollywood para sempre, tonando-se o primeiro sucesso de verão.

Um diretor inexperiente chamado Steven Spielberg e seu elenco lutaram com um tubarão mecânico em mau funcionamento apelidado de "Bruce" durante todo esse verão de 1974, enquanto os executivos do estúdio, preocupados com os atrasos e estouros de orçamento, ameaçavam cancelar tudo.

A única coisa boa que "Tubarão" parecia ter era o seu material de origem, o best-seller de Peter Benchley em que foi baseado.

Roy Scheider em
Divulgação
Roy Scheider em "Tubarão" (1975)

Siga o iG Cultura no Twitter

Mas menos de 80 dias após o lançamento, o filme tornou-se o campeão de bilheteria de todos os tempos de Hollywood, posição que manteve até o lançamento de "Guerra nas Estrelas", que levou seis meses para superar o suspense, segundo a Exhibitor Relations Co. Inc.

"Tubarão" foi também o primeiro filme a chegar a US$ 100 milhões (R$ milhões) em ingressos nos Estados Unidos.

Hoje, a ilha de Martha's Vineyard é um playground para presidentes e estrelas de Hollywood. Sua população no verão aumentou bastante e o tráfego enche as ruas que cruzam muitas das seis cidades da ilha.

Em poucas semanas, mais milhares de visitantes vão chegar para o Jawsfest (Festival do Tubarão), uma homenagem de quatro dias para o filme que consolidou a fama de Martha's Vineyard, na costa do Estado de Massachusetts, como a ficcional Ilha Amity da história.

Leia também: Veja lista de filmes estrelados por tubarões

O fevento, que vai de 9 a 12 de agosto, também coincide com o 100o aniversário da Universal Pictures, que lançou o filme em junho de 1975.

Fãs de
Getty Images
Fãs de "Tubarão" durante a festa de 30 anos do filme em Martha's Vineyard, 2005

Estão incluídas aparições e debates de cineastas e membros do elenco, exposições, atividades sobre a preservação dos tubarões e uma exibição ao ar livre do filme em Oak Bluffs. Os organizadores esperam de 5.000 a 10.000 participantes.

"Ninguém sabia que ia ser o sucesso que foi", disse Jeffrey Kramer, que interpretou o assistente do chefe de polícia Martin Brody (Roy Scheider), o personagem que ficou fisicamente doente quando descobriu os restos parciais de um nadador rastejando com caranguejos minúsculos.

Garota brinca com tubarão na ilha de em Martha's Vineyard
Getty Images
Garota brinca com tubarão na ilha de em Martha's Vineyard

A filmagem se arrastou por quase seis meses - quatro vezes o período planejado.

"Mas foi uma época tão incrivelmente excitante, inebriante. Ele me levou para a Califórnia, o que mudou a minha vida", disse Kramer. A função de assistente em "Tubarão" foi o primeiro papel no cinema para Kramer, produtor vencedor do Emmy com as séries de TV "Ally McBeal" e "The Practice".

Leia também:  A fúria dos animais no cinema

O fenomenal sucesso do filme foi seguido por uma explosão de multidões no verão na ilha, e um aumento na construção de casas de luxo.

Antes de "Tubarão", a população turística média de verão era de cerca de 5.000 pessoas. Depois que ele foi lançado, o número subiu para 15.000. Agora está em cerca de 75.000, mas sobe para 130.000 durante as semanas mais movimentadas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.