"360", de Fernando Meirelles, vai abrir Festival de Gramado

Filme com Anthony Hopkins e Jude Law será exibido no evento uma semana antes da estreia

iG São Paulo | - Atualizada às

O novo filme de Fernando Meirelles, "360", foi confirmado como o filme de abertura da 40ª edição do Festival de Gramado , entre 10 e 18 de agosto. A assessoria do evento anunciou que o longa-metragem será exibido no Palácio dos Festivais na presença de Meirelles e de Maria Flor e Juliano Cazarré, representantes brasileiros no elenco internacional.

Leia também:  Festival de Gramado 2012 anuncia filmes da competição

Baseado numa peça de Arthur Schnitzler, o roteiro escrito por Peter Morgan ("A Rainha", "Frost/Nixon", "Além da Vida" ) reúne histórias interconectadas, que refletem sobre relacionamentos no mundo contemporâneo. Com locações no Rio de Janeiro, Paris, Londres, Viena, Brastislava, Denver e Phoenix, o filme tem atores consagrados, como Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz – premiada com o Oscar, inclusive, por "O Jardineiro Fiel" (2005), sua parceria anterior com o diretor.

 "Estive em Gramado só uma vez em meados dos anos 90, mas não consegui assistir o filme de abertura porque o teatro estava lotado. Fico muito feliz que 16 anos depois eu possa participar desta 40ª noite", afirma Meirelles, indicado ao Oscar por "Cidade de Deus", num comunicado do festival.

Leia também:  "360", de Fernando Meirelles, divide crítica em Toronto

"360" teve sua première mundial no Festival de Toronto , no Canadá, e pouco depois foi exibido na abertura do Festival de Londres . O Brasil é o terceiro país a receber o filme no circuito comercial, depois de França e Inglaterra. A estreia está confirmada para 17 de agosto, uma semana depois do início de Gramado.

Com os filmes da competição já conhecidos, o festival divulgou nesta semana os longas-metragens selecionados para a Mostra Gaúcha, exclusivo para produções realizadas no estado. São eles: “A Casa Elétrica”, de Gustavo Fogaça; “Contos Gauchescos”, de Henrique de Freitas Lima; “Da Lua”, de Rodrigo Pesavento, Tiago de Castro e Fernanda Krumel; “Espia Só”, de Saturnino Rocha; “Referendo”, de Jaime Lerner; e “Xico Stockinger”, de Frederico Mendina.

Leia também:  "As histórias de '360' são como um vírus", diz Fernando Meirelles

    Leia tudo sobre: festival de gramadofernando meirelles360

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG