Woody Allen recebe propostas para filmar em Israel

Campanha pelo cenário do próximo filme do cineasta judeu já envolve o presidente Shimon Peres e as prefeituras de Jerusalém e Tel Aviv

iG São Paulo com EFE |

AP
Woody Allen no set de 'Para Roma, Com Amor': Israel assedia o cineasta judeu

O presidente de Israel e as prefeituras de Jerusalém e Tel Aviv vêm tentando convencer Woody Allen a rodar seu próximo filme no país, após o sucesso dos últimos longas do cineasta com cidades europeias como cenário – o último deles é "Para Roma, Com Amor" .

De acordo com o jornal "Ha'aretz", o presidente israelense, Shimon Peres, fez uma proposta ao diretor judeu numa reunião que os dois mantiveram recentemente em Nova York.

Além disso, o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, convidou Allen a filmar em Jerusalém e funcionários da prefeitura de Tel Aviv sugeriram um projeto na Cidade Branca, que junta quatro mil edifícios no estilo Bauhaus, obra de arquitetos judeus alemães emigrados na década de 1930.

Segundo a publicação, Barkat se encontrou recentemente com Allen e a atriz Diane Keaton, outrora musa do diretor, em um restaurante em Nova York.

Leia também: os 10 mais e os 5 menos de Woody Allen

Em resposta ao convite, Allen teria prometido que "estudaria seriamente a proposta", segundo indicou uma fonte da prefeitura, que apontou que Barkat deve se reunir novamente com o cineasta em sua próxima visita aos Estados Unidos. Tel Aviv fez uma oferta similar a Allen, que ainda não deu sua resposta.

"A Prefeitura de Tel Aviv está liderando um projeto para posicionar a cidade na esfera internacional", declarou ao "Ha'aretz" o prefeito Ron Huldai. "Obviamente, um filme em Tel Aviv seria um instrumento para promover a cidade no exterior, e temos constantes e estreitos contatos com destacadas figuras em Hollywood, com o governo e o mundo do cinema, e esperamos que isto se materialize."

Siga o iG Cultura no Twitter

Há duas semanas, o "The Jewish Journal of Los Angeles" lançou na internet uma campanha para arrecadar fundos que permitam a Allen filmar em Israel, depois de o cineasta ter declarado que gravou seus últimos longas em Barcelona, Londres, Paris e Roma após receber ofertas de financiamento de funcionários dessas cidades.

Ainda sem título, o próximo filme de Woody Allen será rodado em Nova York . A disputa, portanto, envolve o projeto do diretor para a safra de 2013/2014. Numa enquete promovida recentemente pelo iG , a cidade favorita pelos internautas para o cineasta situar seu próximo filme foi o Rio de Janeiro, com São Paulo na segunda posição e Buenos Aires, bem atrás, na terceira.

Woody Allen: "Nunca fiquei satisfeito e nunca gostei de nenhum de meus filmes"

    Leia tudo sobre: woody allenisrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG