Peter O'Toole, astro de "Lawrence da Arábia", anuncia aposentadoria

Ganhador de um Oscar honorário, ator dá, aos 79 anos, "adeus sem lágrimas" à profissão

Reuters |

Reuters

Divulgação
Peter O'Toole em "Lawrence da Arábia" (1962)

O ator irlandês Peter O'Toole, de 79 anos, anunciou nesta terça-feira (10) que vai se aposentar dos palcos e telas, após uma carreira que inclui marcos como "Lawrence da Arábia".

"É hora de eu atirar a toalha. Aposentar-me dos filmes e do palco. A fibra para isso foi embora de mim; ela não voltará", disse O'Toole, que vive em Londres, conforme nota divulgada em Nova York por seu agente Bill Augustin.

O'Toole foi indicado oito vezes ao Oscar, a última em 2006, mas nunca venceu, embora tenha recebido um Oscar honorário em 2003.

Ele disse que o trabalho como ator lhe rendeu "apoio do público, realização emocional e conforto material", e o colocou em contato "com gente bacana, bons companheiros com quem partilhei o que é inevitável para todos os atores: sucessos e fracassos".

"No entanto", acrescentou, "é minha crença de que é preciso decidir por si mesmo quando é hora de encerrar a permanência".

O ator disse que agora vai se dedicar ao terceiro volume das suas memórias. O site IMDB diz que ele está no elenco do ainda inédito filme britânico "Katherine of Alexandria".

O'Toole encerra a nota dizendo: "Dou à profissão um adeus sem lágrimas e profundamente grato".

    Leia tudo sobre: peter o'toolecinemaaposentadoria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG