Prestes a completar 50 anos no cinema, espião 007 influenciou moda e design pelo mundo

Reuters

Suave, sofisticado, sexista. James Bond significa muitas coisas para muitas pessoas desde que apareceu pela primeira vez nas telas há 50 anos. Uma nova exposição que marca o aniversário observa outro lado do agente secreto fictício: seu papel como criador de tendências.

A exposição "Designing 007: Fifty Years of Bond Style" abre na sexta-feira no Barbican Centre, em Londres, e traça a importância da moda e do design nos 22 filmes oficiais de James Bond lançados até agora.

Ela está entre uma série de eventos para comemorar os 50 anos do lançamento de "Dr. No", o primeiro filme da franquia com Sean Connery no papel principal, que lançou um dos personagens mais famosos da história do cinema.

A Bond-mania deve continuar quando "Skyfall", o filme número 23 da série e o terceiro com Daniel Craig como Bond, chegar aos cinemas em outubro e novembro.

"Acho que este é um aspecto às vezes menosprezado e a exposição ressalta como foram influentes o estilo de Bond e o design ao longo das décadas", disse Neil McConnon, da divisão de artes da Barbican International Enterprises.

Ele trabalhou ao lado dos curadores Bronwyn Cosgrave e da figurinista Lindy Hemming, laureada pelo Oscar, para montar a exposição, que viajará por outros países nos próximos três anos, ressaltando o apelo global dos filmes. "Acredito que a franquia de filmes esteve à frente de seu tempo."

Assim como a influência nos cortes dos ternos dos homens e no desejo dos espectadores por carros esportivos vintage, Bond também abriu as portas para o mundo, com suas explorações desafiadoras.

"A influência também pode ser observada em termos de turismo", disse McConnon. "As locações exóticas de Bond inspiraram as pessoas a viajar e a explorar os lugares."

Em exposição, há dezenas de figurinos originais, adereços, vestidos e outras parafernálias de Bond. Graças a um acordo com a EON Productions, que faz os filmes, há clipes dos filmes e áudio para ilustrar os objetos em ação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.