32 anos sem Alfred Hitchcock

Mestre do suspense influenciou gerações de cineastas; conheça dez filmes feitos após sua morte que mantém a qualidade do gênero

Guss de Lucca, iG São Paulo |

Um dos cineastas mais influentes da história, Alfred Hitchcock deixou como legado 59 filmes em que o suspense, gênero que o notabilizou, foi explorado de diversas maneiras. Em "Festim Diabólico" (1948) e em "Psicose" (1960), por exemplo, o diretor retratou a maldade em seu estado bruto, mostrando assassinos que agem pelo prazer de matar.

"Interlúdio" (1946) e "Intriga Internacional" (1959) mostram como o casamento entre suspense e espionagem pode ser bem-sucedido. Pessoas comuns em situações extraordinárias são o foco de Hitchcock em "39 Degraus" (1935) e "Janela Indiscreta" (1954). Seu maior flerte com o sobrenatural está em "Os Pássaros" (1963), história de uma cidade costeira aterrorizada por misteriosos ataques de pássaros.

Getty Images
O cineasta Alfred Hitchcock empilha os roteiros de alguns de seus filmes em 1966
O humor também teve espaço na obra do cineasta. É o caso de "Frenesi" (1972), comédia de humor negro em que um inocente é incriminado por seu amigo, um assassino e estuprador procurado pela polícia.

O bom humor de Hitchcock também está à mostra em suas rápidas aparições nos filmes, que logo tornaram-se passatempo do público.

A qualquer momento, o diretor surgia rapidamente em situações curiosas, como a do homem que perde o ônibus ou o que sai de uma loja com três poodles.

Siga o iG Cultura no Twitter

Hitchcock deixou várias lições. Dizia, por exemplo: "Se uma bomba explodir repentinamente em uma sala com duas pessoas, a emoção vai durar dez segundos. Mas se for anunciado que uma bomba irá explodir, o suspense durará até o fim".

Em 1980, Hitchcock trabalhava no roteiro daquele que seria seu 60º filme, "The Short Night" ("A Noite Curta", em tradução livre), quando foi vítima de insuficiência renal .

Com sua morte, o suspense perdeu seu grande mestre.

Infográfico: Especial 50 anos de "Psicose"

O iG selecionou dez produções que mantiveram a qualidade do suspense após a morte de Alfred Hitchcock.

A Morte Pede Carona (1986)

Dirigido por Robert Harmon, o filme conta a história de um jovem que dá carona ao psicopata John Ryder (Rutger Hauer). Apesar de sobreviver ao assassino, o rapaz acaba perseguido não apenas por ele mas também pela polícia, que o acusa pelas mortes do carona.

O Nome da Rosa (1986)

Baseado no romance homônimo de Umberto Eco, o filme de Jean-Jacques Annaud retrata as investigações do monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery), convidado para um debate num mosteiro italiano onde acontecem mortes misteriosas.

Divulgação
Robert DeNiro e Mickey Rourke em "Coração Satânico"
Coração Satânico (1987)

Realizado por Alan Parker, o thriller acompanha a busca do detetive Harry Angel (Mickey Rourke) por um misterioso cantor. Ambientado na Nova York de 1955, o filme flerta com o misticismo e utiliza reviravoltas para mostrar a verdade por trás de seu cliente, o misterioso Louis Cyphre (Robert De Niro).

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Adapatação do livro homônimo de Thomas Harris, o longa-metragem dirigido por Jonathan Demme mostra como a agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) é auxiliada pelo assassino canibal Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) numa caça ao psicopata "Buffalo Bill".

Cabo do Medo (1991)

O filme de Martin Scorsese conta como o estuprador recém-libertado Max Cady (Robert De Niro) busca por vingança contra seu advogado de defesa, papel de Nick Nolte. Aos poucos Max inicia uma onda de terror contra a família do advogado.

Os Suspeitos (1995)

Dirigido por Bryan Singer, esse suspense policial mostra o interrogatório do ladrão Roger Kint (Kevin Spacey), testemunha de um massacre ocorrido em um navio no porto de Los Angeles. Seu relato é permeado por menções ao mítico criminoso Keyser Söze.

Fargo (1996)

Mistura de suspense com humor negro, o filme dos irmãos Joel e Ethan Coen conta como uma série de imprevistos transforma o "falso sequestro" da mulher de um empresário falido em caso de polícia.

Divulgação
Cena de "Fargo", mistura de suspense com humor negro dos irmãos Joel e Ethan Coen
Oldboy (2003)

Adaptado de um famoso mangá, o suspense sul-coreano acompanha a busca por vingança de Oh Dae-su (Choi Min-sik), que foi sequestrado e confinado por 15 anos sem nenhuma justificativa. No filme, o diretor Chan-wook Park impulsiona o mistério com sequências de violência extrema.

Zodíaco (2007)

Baseado na história real do assassino Zodíaco, o filme de David Fincher acompanha a busca da polícia pelo responsável por diversas mortes na área de São Francisco durante os anos 1960 e início de 1970. O caso permanece sem solução até hoje.

O Espião que Sabia Demais (2011)

Estrelado por Gary Oldman, o suspense de espionagem baseado no romance de John le Carré mostra a caçada de um ex-agente do serviço secreto britânico por um traidor, que estaria repassando segredos aos russos durante a Guerra Fria.

    Leia tudo sobre: Alfred Hitchcockmestre do suspensecinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG