Os projetos do produtor Rodrigo Teixeira

O brasileiro tem encaminhado filmes com Brad Pitt, Ewan McGregor, Harrison Ford e cinebiografias de Tim Maia e Clarice Lispector

Marco Tomazzoni, iG São Paulo |

O nome dele não é muito conhecido por aqui, mas Rodrigo Teixeira é atualmente o brasileiro mais quente em Hollywood. Ao comprar direitos autorais de livros para o cinema, o produtor começou a chamar atenção de agentes e empresários no mercado norte-americano e emendou uma série de parcerias nos Estados Unidos.

Rodrigo Teixeira, o infiltrado em Hollywood; leia entrevista do produtor ao iG

Conheça abaixo os principais trabalhos que a RT Features, companhia de Teixeira, vem desenvolvendo e que em breve devem aparecer nos cinemas.

Brad Pitt: o brasileiro tem dois projetos acertados com a Plan B Entertainment, produtora do astro. O primeiro é "Your Face", adaptação do romance espanhol "Seu Rosto Amanhã", de Javiar Marías. O outro é uma versão de "The Thousand Autumns of Jacob de Zoet", livro de David Mitchell ( "Cloud Atlas" ) que será adaptado por Peter Straughan ( "O Espião que Sabia Demais" ).

Ben Stiller: coprodução com a empresa do ator, que vai protagonizar a adaptação da graphic novel "Umbigo Sem Fundo". Lisa Cholodenko ( "Minhas Mães e Meu Pai" ) negocia para roteirizar e dirigir na metade de 2013.

Harrison Ford: será a estrela de "Black Hats" como Wyatt Earp, que fez sua fama como xerife no Velho Oeste, mas que passa os últimos anos de sua vida como detetive particular em Los Angeles, no início do século 20. Al Capone está na história. A produção é dividida com Basil Iwanyk, dos dois novos "Fúria de Titãs" .

"O Mistério do Cinco Estrelas": a RT Features vai adaptar o primeiro da trinca de livros com os personagens Leo, Gino e Ângela, escrita por Marcos Rey e publicada na Coleção Vagalume, sucesso entre crianças e adolescentes nas décadas de 1980 e 1990. Teixeira também comprou os direitos dos outros dois romances, "O Rapto do Garoto de Ouro" e "Um Cadáver Ouve Rádio", e pretende fazer uma trilogia. Com orçamento de R$ 6 milhões, "O Mistério do Cinco Estrelas" e "O Rapto do Garoto de Ouro" devem ser filmados simultaneamente em 2013, com lançamento de um nas férias de julho de 2014 e do outro em janeiro de 2015. André Sirangelo roteiriza.

Scott Rudin: o primeiro projeto concretizado de Teixeira nos EUA é uma parceria com o veterano produtor da versão americana de "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" , "A Rede Social" , "Onde os Fracos Não Têm Vez" e muitos outros. O brasileiro, no entanto, não revela os nomes da equipe envolvida no longa-metragem. "O filme está em montagem. É com um diretor top dos EUA e um elenco jovem e bom. Quando estiver finalizado, vamos anunciar."

"Memory Wall": ficção científica inspirada em conto do livro homônimo de Anthony Doerr. Roteirizado em inglês pelo brasileiro André Sirangelo (o mesmo dos livros de Marcos Rey), com direção de Daniel Barber ("Harry Brown").

"Strip": o roteiro a partir do livro de Thomas Perry, inédito no Brasil, está nas mãos Aaron Stockard, o mesmo de "Atração Perigosa" , amiguinho de Matt Damon e Ben Affleck.

Bob Dylan: meta é concluir roteiro baseado no álbum "Blood on the Tracks" até o final de 2012, para filmagens começarem um ano depois. Negociações com dois roteiristas americanos prestigiados.

Ewan McGregor: o ator escocês está fechado para estrelar "Nobody Move", adaptação para "Ninguém se Mexe", thriller noir de Denis Johnson. Tod Williams, de "Atividade Paranormal 2", dirige. Teixeira procura agora a atriz principal e o ator que interpreterá o vilão, papel, segundo ele, "digno de Oscar".

Tim Maia: Robson Nunes e Babu Santana vão interpretar o cantor no filme baseado na biografia de Nelson Motta. Os dois atores também irão defender as músicas de Tim e estão tendo aulas de canto. Filmagens começam até o final do ano, com direção de Mauro Lima ("Meu Não é Johnny", "Reis e Ratos" ). Lima também desenvolve com Teixeira uma série de TV e a adaptação de "Mesmo Delivery", graphic novel do gaúcho Rafael Grampá.

"Quando Eu Era Vivo": adaptação de "A Arte de Produzir Efeito Sem Causa", romance de Lourenço Mutarelli (de quem Teixeira já adaptou "O Cheiro do Ralo" e "Natimorto" ). Antonio Fagundes e Fábio Assunção estrelam. O produtor está fechando negociação Sandy integrar o elenco. A direção está a cargo de Marco Dutra ( "Trabalhar Cansa" ), com o início das filmagens previsto para agosto.

Clarice Lispector: Teixeira comprou os direitos para filmar a vida da escritora direto com a família.

Sam Raimi: o diretor dos três primeiros "Homem-Aranha" e da série "Uma Noite Alucinante" vai produzir com Teixeira "The Casebook of Victor Frankenstein", nova abordagem sobre a história do cientista maluco, do romance de Peter Ackroyd.

Frank Marshall: o produtor amigo de Steven Spielberg, que tem no currículo "Indiana Jones", "Gremlins", "A Identidade Bourne", "Jurrassic Park" e muitos outros, fará com Teixeira "Games of 1940", drama da Segunda Guerra Mundial em que presos num campo nazista organizam suas próprias Olímpiadas. David Seidler, ganhador do Oscar por "O Discurso do Rei", escreve o roteiro. O diretor está em negociação.

"O Gorila": filmado, com lançamento previsto para novembro. José Eduardo Belmonte dirige a adaptação do conto homônimo de Sérgio Sant'Anna. Otávio Muller, no "melhor papel de sua vida", conforme Rodrigo Teixeira, vive um dublador aposentado que prega trotes em mulheres na rua – entre elas, Alessandra Negrini e Mariana Ximenes.

"O Filho Eterno": o premiadíssimo livro de Cristóvão Tezza sobre um pai e seu filho portador de Síndrome de Down está prestes a ganhar um diretor, segundo Teixeira. "Se ele fechar, é um nomaço."

"Cordilheira": filmagens previstas para abril de 2013, com Debora Falabella no papel principal. Carolina Jabor dirige, a partir do roteiro da argentina Lucia Puenzo ("XXY").

Lobão: o roteirista Felipe Braga trabalha na adaptação da biografia escrita por Claudio Tognolli. A direção fica a cargo de José Eduardo Belmonte ("Se Nada Mais Der Certo", "Billi Pig").

"Pornopopéia": o elogiado romance de Reinaldo Moraes será filmado por Arthur Fontes ("Surf Adventures", "Podicrê").

Rodrigo Teixeira, o infiltrado em Hollywood; leia entrevista do produtor ao iG

    Leia tudo sobre: rodrigo teixeiracinemahollywoodbrad pittharrison ford

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG