"Os Vingadores" é sonho realizado de fãs dos heróis dos quadrinhos

Longa, que estreia nesta sexta, reúne principais personagens da Marvel, como Hulk, Homem de Ferro, Thor e Capitão América

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Fãs de quadrinhos, podem respirar aliviados: "Os Vingadores" é tudo o que vocês esperam de uma versão para o cinema dos principais super-heróis da Marvel.

INFOGRÁFICO: DESCUBRA SE VOCÊ SABE TUDO SOBRE SUPER-HERÓIS NO JOGO

Em primeiro lugar, porque o longa de Joss Whedon é fiel ao espírito das histórias criadas por Stan Lee e Jack Kirby nos anos 1960: um toque de humor aqui, um toque de drama ali, que servem para temperar uma dose considerável de ação.

Divulgação
Homem de Ferro e Capitão América: pancadaria entre heróis
E haja ação. No filme, os heróis (a saber: Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro) passam mais tempo brigando entre si do que combatendo os vilões.

Divulgação
Hulk: o gigante verde é responsável por algumas das melhores cenas do filme
Siga o iG Cultura no Twitter

Temos Homem de Ferro contra Thor, Thor contra Hulk, Hulk contra Viúva Negra, Viúva Negra contra Gavião Arqueiro, Gavião Arqueiro contra Capitão América e Capitão América contra... contra quem mesmo?

Sim, todos sabemos que no final eles vão se acertar. Mas, enquanto isso não acontece, é divertido acompanhar a pancadaria.

Algumas dessas lutas são o sonho realizado dos fãs – quem nunca imaginou, por exemplo, como seria uma queda de braço entre Hulk e Thor, dois dos maiores pesos pesados na Marvel?

Isso tudo, no entanto, vale só para quem cresceu lendo quadrinhos. Para o público "leigo", Thor e Capitão América são apenas caras muito fortes com figurinos um tanto ridículos.

Boa parte das piadas também pode ser incompreensível para quem não conhece o universo Marvel. A inevitável cena pós-créditos, então, não diz nada para quem nunca leu um gibi na vida.

TV iG: Veja trechos de "Os Vingadores" e entrevistas com o elenco da aventura

Ou seja, é um filme para fãs, daqueles que podem se emocionar com o Homem de Ferro soltando seus raios repulsores em cima de Thor ou com o Capitão América pedindo para o Hulk simplesmente "esmagar". Já para os não familiarizados, "Os Vingadores" é um bom filme de ação, que usa muito bem os seus US$ 220 milhões de orçamento em ótimos efeitos especiais – Nova York, mais uma vez, é destruída em grande estilo na tela.

Divulgação
Thor, o deus do trovão, em cena do filme
Além disso, o filme tem uma boa dose de humor, graças principalmente ao Homem de Ferro de Robert Downey Jr e, na parte final, ao Hulk de Mark Ruffalo – seu encontro com o vilão Loki é de arrancar gargalhadas. O roteiro também se sai bem na difícil tarefa de arrumar espaço para tantos personagens. Acredite, até um herói secundário como o Gavião Arqueiro tem o seu espaço para brilhar.

Exclusivo: iG conversou com Chris Evans, o Capitão América; assista ao vídeo

A trama é simples: o vilão Loki (Tom Hiddleston), irmão adotivo do herói Thor (Chris Hemsworth), rouba um cubo que lhe dá poderes praticamente ilimitados. Para recuperar o cubo e impedir que ele conquiste a Terra, Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da agência secreta S.H.I.E.L.D., reúne um grupo de heróis.

São eles: Capitão América (Chris Evans), um super-soldado que lutou na Segunda Guerra Mundial, passou décadas congelado e sente-se deslocado no século 21; Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), alter-ego que o bilionário Tony Stark assume quando veste sua super-armadura; Thor, deus do trovão; Hulk (Mark Ruffalo), um gigante verde que toma conta do cientista Bruce Banner quando ele fica nervoso; e mais super-espiões Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).

É recomendável, mas não essencial, que antes de ver "Os Vingadores" o espectador tenha assistido a outras produções recentes da Marvel. Especialmente as duas mais recentes, "Thor" e "Capitão América", de 2011 – ambas introduzem personagens e objetos importantes deste novo filme.

As partes 1 e 2 de "Homem de Ferro" (2008 e 2010) são menos importantes, mas valem para conhecer melhor a personalidade de Tony Stark e saber mais sobre a SHIELD. Já o "Hulk" de 2008 – o único cujo ator principal, Edward Norton, não repete o papel em "Os Vingadores" – é dispensável.

INFOGRÁFICO: DESCUBRA SE VOCÊ SABE TUDO SOBRE SUPER-HERÓIS NO JOGO

Assista abaixo ao trailer de "Os Vingadores":

    Leia tudo sobre: Os VingadorescinemaThorHulkHomem de FerroCapitão América

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG