Cinco fatos importantes sobre Cy Twombly

Artista norte-americano morreu nesta terça, aos 83 anos, em Roma

iG São Paulo |

AFP
O artista norte-americano Cy Twombly em foto de março de 2010
Considerado um dos artistas mais influentes da segunda metade do século 20, Cy Twombly, pintor, escultor e fotógrafo norte-americano, morreu nesta terça (5) aos 83 anos em Roma. Sua arte era fortemente inspirada pela mitologia clássica e pela literatura europeia.

Siga o iG Cultura no Twitter

O site Hollywood Reporter reuniu cinco fatos importantes sobre o artista. Confira abaixo.

1 - As pinturas em larga escala de Twombly dividiram os críticos no começo de sua carreira, principalmente pelo uso de grafite e caligrafia. No entanto, ele teve sucesso comercial. Há cerca de dois meses, uma de suas pinturas foi vendida por R$ 23,7 milhões em um leilão na Christie's, em Nova York.

2 - Ele se mudou para a Itália em 1957, o que foi considerado pelo jornal New York Times como "a mais simbólica de suas idiossincrasias". À época havia muitos artistas se mudando da Europa para os Estados Unidos.Em 1959, Twombly se casou com Tatia Franchetti, irmã de seu benfeitor Giorgio Franchetti.

3 - Twombly é o único artista contemporâneo a ter pintado o teto da Salle des Bronzes, no museu do Louvre, em Paris. Ele pintou uma composição abstrata com nomes de escultores gregos clássicos.

4 - Após terminar o colégio em sua cidade natal, Lexington (Virginia), ele estudou no Museum of Fine Arts em Boston, na Washington and Lee University em Lexington, na Art Students League em Nova York e no Black Mountain College em Asheville.

5 - Trabalhou como criptologista para o exército dos Estados Unidos no começo dos anos 50, decifrando códigos em mensagens escondidas.

    Leia tudo sobre: cy twomblyartes plásticas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG