Bob Dylan expõe quadros inspirados no Brasil

Telas e desenhos refletem viagens do músico ao país, inclusive violência

AFP |

AFP
"Favela Villa Broncos", uma das pinturas de Bob Dylan inspiradas no Brasil que serão expostas na Dinamarca
O lendário músico norte-americano Bob Dylan, um aficcionado também da pintura, apresentará sua nova coleção, "Brazil Series", pela primeira vez em Copenhague, em setembro, anunciou nesta segunda-feira o museu dinamarquês Statens Museum for Kunst.

A coleção, que compreende cerca de 40 telas pintadas em acrílico e oito desenhos, será apresentada de 4 de setembro a 30 de janeiro de 2011 no maior museu da Dinamarca.

Divulgação
Quadros como "O incidente" não retratam só cenas bucólicas do imaginário brasileiro
"É uma coleção que jamais foi exposta, que foi feita para o Statens Museum for Kunst entre 2009 e o primeiro trimestre de 2010", indicou à AFP o curador-chefe do museu, Kaspar Monrad. "Estes quadros mostram paisagens da vida cotidiana na cidades, as favelas e o campo do Brasil, para onde Bob Dylan viajou em várias oportunidades", acrescentou.

"Também há quadros dramáticos sobre amores infelizes, ajustes de conta mafiosos e outras cenas que mostram o fascínio do artista pela diversidade desse país. O estilo Dylan é inspirado no realismo americano do início do século 20 e nas afinidades profundas com pintores do século passado, como o Matisse dos anos 1920", segundo Monrad.

O museu dinamarquês entrou em contato com o agente de Bob Dylan no final de 2008 para pedir ao artista uma nova coleção de pinturas, afirmou.

"Visitei o Statens Museum for Kunst, que é impressionante, e foi uma surpresa para mim quando me pediram para criar obras especificamente para este museu", enfatizou Bob Dylan em um comunicado publicado pela galeria. "Foi uma grande honra e um desafio apaixonante", acrescentou, explicando que escolheu o Brasil como tema da exposição porque esteve no país várias vezes e porque gosta muito de seu ambiente.

O astro americano da música folk, de 68 anos, expôs sua coleção anterior, "Drawn Blank Series", na Alemanha, em 2007, e no Reino Unido, em 2008.

    Leia tudo sobre: Bob DylanBrasilpinturaDinamarca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG