Bob Dylan é acusado de plágio por seus próprios fãs

Pinturas feitas pelo cantor seriam cópias de fotografias de gente como Cartier-Bresson

EFE |

Uma semana após a inauguração de sua exposição na galeria Gogosian, em Nova York, Bob Dylan está sendo acusado por seus próprios fãs de plagiar fotógrafos renomados, como Henri Cartier-Bresson e Léon Busy.

"Acabo de ver a fotografia 'Mulher fumando ópio' (de Busy) e o desenho 'Ópio' (de Dylan) e estou decepcionada; não pela pintura em seu conjunto, que até me agradou, mas porque é visivel que se trata de uma cópia", afirmou nesta quarta-feira um comentário no site Expectingrain.com, que reúne fãs do autor de "Knockin' on Heaven's Door".

Após esse primeiro, outros comentários foram enviados para o mesmo site, todos abordando as semelhanças existentes entre fotografias dos outros autores e as pinturas que compõem a exposição "The Asia Séries".

A mostra, que foi aberta ao público dia 20 de setembro, apresenta 18 desenhos e pinturas realizadas por Dylan durante suas viagens ao continente asiático. Em comunicado, a galeria explicou que a exposição se aproximava de um "diário visual" das viagens de Dylan a lugares como Japão, China, Vietnã e Coreia.

"Dylan trabalha a vida real para retratar os fenômenos do dia-a-dia de como se fossem novos e misteriosos", detalhou anteriormente a galeria. No entanto, alguns fãs de Dylan questionaram a originalidade dessas pinturas, evidenciando uma grande semelhança entre os desenhos.

"Trade", por exemplo, que representa dois homens conversando, parece com uma fotografia do conhecido fotojornalista francês Henri Cartier-Bresson, de 1948.

Após a controvérsia, a galeria Gagosian foi obrigada a emitir um comunicado de resposta. "Apesar das pinturas de Bob Dylan serem baseadas em uma variedade de fontes, incluindo arquivos e imagens históricas, a vitalidade e o frescor das cores e texturas foram encontradas nas cenas que Dylan observou durante suas viagens", esclareceu a galeria, segundo o jornal "The New York Times".

    Leia tudo sobre: Bob Dylanmúsicafotografia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG