As ligações perigosas de Maria Fernanda Cândido

Diálogos picantes, crueldade e devassidão no clássico, em temporada na Faap

Denis Victorazo, especial para o iG Cultura |

Luciano Trevisan
Pompa na corte: Clara Carvalho, Maria Fernanda Cândido e Marat Descartes dividem em "Ligações Perigosas"
Maria Fernanda Cândido estreia hoje a peça “Ligações Perigosas”, no teatro FAAP. O texto escrito por Christopher Hampton é baseado num clássico da literatura francesa e, quando virou filme em 1988, com Glenn Close e John Malkovich, deu o que falar com seus diálogos picantes, seus jogos de sedução e personagens devassos e cruéis. Essa má fama, no bom sentido, deve levar muita gente ao teatro.

O espetáculo é interessante e muito bem dirigido por Mauro Batista Vedia, que recrutou um elenco excelente. Além de Maria Fernanda, conta com Marat Descartes, Sabrina Greve, Chris Couto, Clara Carvalho, Laura Neiva, Ivan Capúa, Ricardo Monastero, Camila Czerkes e Julio Machado. Além da competente atuação, Clara Carvalho assina a tradução do texto.

Má reputação a zelar

Maria Fernanda Cândido tem inteligência cênica suficiente para não cair no estereótipo da vilã. A atriz esbanja a beleza de sempre vivendo a Marquesa de Merteuil, que pede ao Visconde de Valmont, interpretado deliciosamente por Marat Descartes, o favor de seduzir a filha de sua amiga Madame de Volanges, personagem que ganha o brilho e o humor de Chris Couto, apenas para se vingar de um antigo amante que pretende se casar com a jovem garota.

Mas o excêntrico Visconde em princípio despreza a tarefa, por acreditar ser muito fácil e ele, afinal, tem uma reputação a zelar. Além disso, o Visconde tem outros planos no momento: seduzir a recatada e religiosa Madame de Tourvel, vivida por Sabrina Greve, pelo simples prazer de vê-la romper com tudo aquilo que mais preza. Esse é o ponto de partida do espetáculo. Trama maliciosa o suficiente para despertar o interesse do público.

A montagem, que fica em cartaz no Teatro Faap até abril do ano que vem, ainda deve crescer em humor e agilidade nos próximos dias. Quem sabe até simplificam as mudanças de cena, tornando-as mais ágeis, mas o mais importante está lá: um elenco talentoso com ótimas interpretações, direção inteligente, diálogos interessantes e cenas de sedução atraentes, e que divertem a todos. A menos que você seja o futuro marido da donzela.

Serviço – "Ligações Perigosas"
De 23 de outubro de 2010 a abril de 2011
Teatro FAAP, São Paulo
Rua Alagoas, 903, Consolação
Ingressos: sexta e domingo, R$ 70; sábado, R$ 80
Duração: 120 minutos
Informações: (11) 3662-7233, 3662-7234

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG