Artista de 73 anos expõe pinturas feitas em seu iPhone

David Hockney exibe em Paris séries de flores pintadas com aplicativos

iG São Paulo |

Getty Images
David Hockney fotografado em novembro de 2009: produzindo pinturas durante uma exposição?
Definitivamente o artista britânico David Hockney jamais teria imaginado que em sua carreira produziria pinturas utilizando "pincéis virtuais" de aplicativos de iPhones, iPads e iPods. Mesmo assim, aos 73 anos, ele encabeça a exposição "Fleurs Fraiches", organizada pela Fundação Pierre Berge-Yves Saint Laurent, em Paris. Na mostra, Hockney exibe pinturas de flores desenvolvidas sem tinta ou artefatos tradicionais.

"Mais ou menos há oito meses David ganhou seu primeiro iPhone", disse o curador da mostra, Charlie Scheips. "Foi uma novidade no início, mas ele descobriu um aplicativo chamado Brushes e começou a fazer pequenas pinturas de flores e mandar por e-mail aos amigos, como eu", completou.

De acordo com o curador, o interessante é que mesmo utilizando uma tecnologia totalmente diferente da habitual, as pinceladas de Hockney mantêm seu estilo e não se distanciam de sua produção passada.

Em uma carta escrita para a exposição, o artista explicou que o que o atraiu para o iPhone e o iPad foi a luminosidade de suas telas. E a paixão pelo processo foi tanta que Hockney garantiu que vai continuar enviando e-mails de novas pinturas de flores durante a exibição.

"Fleurs Fraiches" é a primeira grande mostra desse tipo, assinada por um dos mais celebrados artistas contemporâneos em atividade.

Veja abaixo uma galeria com imagens da exposição:

    Leia tudo sobre: David Hockney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG