Artista Cy Twombly morre em Roma

Norte-americano tinha 83 anos e foi um dos grandes pintores abstratos do século 20

iG São Paulo com agências internacionais |

O pintor, escultor e fotógrafo norte-americano Cy Twombly, 83 anos, morreu nesta terça-feira em Roma, informou Eric Mézil, diretor da coleção Lambert em Avignon (França), que exibe atualmente a última grande exposição do artista.

Twombly vivia em Gaeta, na Itália, há mais de cinco décadas e se encontrava hospitalizado em Roma, capital italiana. Há alguns anos ele sofria de câncer.

AFP
O artista norte-americano Cy Twombly em foto de março de 2010
O norte-americano foi um dos grandes nomes da pintura abstrata do século 20. Mézil classificou Twombly como "um dos melhores professores".

Em 2008, o Guggenhein de Bilbao (Espanha) realizou uma grande exposição sobre seu trabalho.

Considerado por especialistas um dos artistas mais influentes da segunda metade do século 20 e início do 21, Twombly é o pintor americano mais europeu da sua geração, devido à influência que a Itália teve em sua obra.

Nascido em Lexington (Virgínia, EUA) em 1928, Twombly era apegado à civilização mediterrânea e sua obra esteve fortemente influenciada pela mitologia clássica, grega e latina, e por toda a literatura europeia, desde Arquíloco e Catulo até Rilke e T.S. Eliot.

Segundo explicou Mézil, Twombly descobriu na Itália "o amor pelo Mediterrâneo, pela história da arte e pela cultura antiga".

Siga o iG Cultura no Twitter

    Leia tudo sobre: arteexposição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG