Arte latino-americana recebe destaque em feira na Argentina

Evento em Buenos Aires reúne galerias de Brasil, Colômbia, Chile e México, entre outros países

EFE |

Divulgação
Edição 2010 da ArteBA
A 20ª edição da ArteBA, a feira de galerias de arte mais importante da Argentina, começa nesta quinta-feira em Buenos Aires com novas propostas dos mais destacados artistas locais e uma forte presença estrangeira.

Entre as mais de 90 galerias do evento, que ocupam dois pavilhões de um prédio no bairro de Palermo, destacam-se as de arte latino-americana, representadas por Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Além desses países, também participam da feira galerias e artistas convidados de Espanha, Estados Unidos, Holanda e, pela primeira vez, da Alemanha, que comparece com seis representantes em uma nova seção do evento, "U-Turn Project Rooms", cuja meta é "aproximar os visitantes da arte contemporânea internacional".

Este novo espaço "procura abrir uma alternativa para impulsionar o desenvolvimento criativo, a produção e a trajetória da cena artística atual", assinalou a curadora da feira, Abaseh Mirvali, acrescentando que 11 galerias da Argentina, Alemanha, Brasil, Colômbia e México fazem parte deste segmento.

A ArteBA, que está se consolidando como uma das feiras de arte mais destacadas do continente, reúne diferentes manifestações artísticas, desde pinturas tradicionais, esculturas e fotografias até obras de arte efêmera e tecnológicas.

Os admiradores e especialistas que visitarem a feira, aberta até a próxima segunda-feira, poderão descobrir as ousadas propostas de jovens artistas ibero-americanos ou as novas criações de alguns dos mais consagrados nomes do panorama artístico regional, como o pintor e escultor Julio Le Parc ou a artista pop Marta Minujín.

Entre outros conhecidos colecionadores e especialistas, estará presente Gabriel Pérez Barreiro, crítico de arte e diretor-geral da Fundação Cisneros, com sede em Nova York. Os organizadores da feira esperam superar este ano o recorde de 125 mil visitas registrado em 2010.

    Leia tudo sobre: ArteBA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG