'Arlequino' leva 4 troféus em prêmio de teatro infantil

Na noite da segunda-feira, a classe teatral voltada para o teatro infanto-juvenil ganhou uma das festas mais animadas do setor. O 17.

iG São Paulo |

Na noite da segunda-feira, a classe teatral voltada para o teatro infanto-juvenil ganhou uma das festas mais animadas do setor. O 17.º Prêmio Femsa, coordenado pela atriz e dramaturga Luiza Jorge, da Academia de Arte, distribuiu troféus aos melhores de 2009. "A Odisseia de Arlequino", da Cia. da Revista, levou quatro troféus: melhor espetáculo infantil, direção, atriz e atriz coadjuvante. O diretor, Kleber Montanheiro, comemorou: "Tenho dez placas de indicado ao Femsa. Não aguentava mais ser indicado e não ganhar", disse.

Outro espetáculo também levou quatro prêmios. "O Colecionador de Crepúsculos", de Vladimir Capella, resgate da obra de Câmara Cascudo, ganhou como melhor espetáculo jovem, iluminação, ator coadjuvante e figurino. A melhor produção ficou para "A Tragédia de Romeu e Julieta", com Raoni Carneiro no elenco. "Não fizemos teatro jovem, nem infantil, nem adulto. Apenas contamos uma grande história de amor num mundo de guerras", disse o ator.

Duas notícias agradaram na premiação. A Femsa vai parar de descontar Imposto de Renda dos valores do prêmio: R$ 10 mil (melhor espetáculo infantil e peça jovem) e R$ 5 mil (demais categorias). Outra novidade é que os espetáculos indicados do ano que vem serão exibidos nos CEUs e haverá mais uma mostra dos finalistas no Centro Cultural São Paulo.

A premiação prestou uma homenagem à atriz e veterana produtora cultural Nydia Lícia, de 84 anos. Em 1956, ela inaugurou o Teatro Bela Vista, que hoje é o Teatro Sérgio Cardoso. Em 1958, fez seu primeiro infantil, "A Menina Sem Nome", de Guilherme Figueiredo. Nos anos 70, alugou o palco de um colégio de freiras e criou ali o Teatro Nydia Licia, que durou 14 anos, voltado principalmente às produções infanto-juvenis. As informações são do Jornal da Tarde.

Alguns Premiados

Espetáculo Infantil: "A Odisseia de Arlequino";

Espetáculo Jovem: "O Colecionador de Crepúsculos";

Diretor: Kleber Montanheiro - "Arlequino";

Ator: Rodrigo Mercadante - "O Mistério do Fundo do Pote";

Ator coadjuvante: Giovani Tozi - "O Colecionador de Crepúsculos";

Atriz: Veridiana Toledo - "Arlequino";

Atriz coadjuvante: Greta Antoine - "Arlequino";

Revelação: Ivan Ribeiro - autor de "A Incrível Batalha pelo Tesouro de Laduê".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG