Após obras, Theatro Municipal do Rio é reinaugurado

Restauração da casa durou aproximadamente dois anos e meio

iG Rio de Janeiro |

Paulo Botelho
Fachada já restaurada do Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro

Após dois anos e meio em reformas, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro será reinaugurado com festa nesta quinta-feira. A cerimônia fechada para convidados, marcada para as 20h, contará com a presença de artistas e autoridades, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No total, a obra contou com 950 profissionais, incluindo 350 restauradores. Todo o processo de trabalho aconteceu no próprio teatro em ateliês montados.

Além de grandes reparos, o Theatro Municipal reabrirá com um elevador para deficientes físicos. Por uma questão de arquitetura quem usa cadeira de rodas poderá ir apenas até a plateia. Outros níveis como a arquibancada não poderão receber o equipamento.

De acordo com a presidente da Fundação Theatro Municipal, Carla Camurati, a restauração do local era imprescindível. Para ela, não havia mais como postergar o reparo de pinturas, telhados, forros e tetos centenários.

“As pinturas estão restauradas, o palco foi modernizado. Tivemos o apoio do Iphan e do Inepac. Eles cuidaram de todos os procedimentos exatamente para não haver nenhum erro. Montamos dentro do teatro ateliês de restauro. Nós aprovávamos os procedimentos já realizados e o que seria feito também, exatamente para não fazer e refazer. As tinturas estavam todas deterioradas”, ressaltou Carla.

    Leia tudo sobre: Theatro Municipalrestauração

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG