Águas são tema de livro do fotógrafo Guilherme Mallmann

"Luz Líquida" reúne 96 imagens feitas ao longo de vinte anos pelo brasileiro

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Reprodução
Capa do livro "Luz Líquida"
Oceanos, lagos, rios, até poças da água. O fotógrafo brasileiro Guilherme Mallmann aproveitou todo tipo de superfície de água nas 96 imagens reunidas no livro "Luz Líquida", lançado ontem em São Paulo.

"Comecei a me interessar pelas águas quando morei no Canadá, nos anos 1980", explica o fotógrafo. Ele, que se define como "um amante do preto e branco", lançou o seu primeiro livro somente com fotos coloridas.

Em "Luz Líquida", há águas com reflexos avermelhados, azulados, amarelados. Tudo isso acontece devido à junção de diversos fatores como composição química, condições ambientais e geológicas.

"Não são fotos subaquáticas", ressalta Mallmann. As imagens foram todas feitas em águas rasas, de "no máximo meio metro". "Dessa forma, é possível ver como os raios de luz de superfície refletem no fundo", explica.

"O vento também é um fator importante. Dependendendo de sua força, as ondas ficam mais crespas, mas nervosas", conta.

As imagens do livro foram feitas no Brasil, Canadá, Chile, Argentina e Nova Zelândia. E, apesar do livro já ter saído, Mallman ainda se interessa pelo tema. "Eu ainda continuo a fotografar águas, acumulando material, mais e mais e mais".

    Leia tudo sobre: Guilherme Mallmann

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG