A arte de encarnar escritoras no teatro

Clarice Lispector e Hilda Hilst são personagens de dois monólogos montados em São Paulo

Denis Victorazo, especial para o iG Cultura |

Clarice Lispector e Hilda Hilst estão em São Paulo. A primeira veio a convite de Beth Goulart, a segunda se hospeda com Rosaly Papadopol.

É uma feliz coincidência. Dois monólogos com grandes atuações misturam a vida e a obra de duas escritoras brasileiras em espetáculos bem concebidos, ambos em cartaz em São Paulo.
São eles Simplesmente Eu, Clarice Lispector , com Beth Goulart, e Hilda Hilst - O Espírito da Coisa , com Rosaly Papadopol. Que sorte a do público paulista.

Os dois são projetos pessoais das atrizes, que partiram da identificação de cada uma com sua escritora, e transcenderam a categoria de homenagem em excelentes espetáculos. As intérpretes participaram ativamente da concepção de suas peças.

Tanto a interpretação de Clarice Lispector por Beth Goulart quanto a de Hilda Hilst por Rosaly Papadopol renderam prêmios às atrizes e são aquele tipo de trabalho que sempre ganha o comentário “a atriz encarna…,” ou “a atriz dá vida a…”

Beth e Clarice

Ganhadora do prêmio Shell como melhor atriz de 2009 no Rio de Janeiro por seu desempenho em Simplesmente Eu, Clarice Lispector , Beth Goulart conheceu na adolescência a obra da escritora brasileira (1920-1977), descobrindo, ali, alguém que a entendia.

Há dois anos a atriz se aprofundou não apenas nos livros de Clarice, mas também nas cartas e em entrevistas para selecionar o que queria levar ao palco. A intuição de Beth foi sua bússola.
Além da interpretação segura, Beth se encarregou da adaptação e da direção do espetáculo: mais dois acertos.

A semelhança entre as duas, acentuada pelo visagismo de Westerley Dornellas, é bastante impressionante, ajudando a compor uma imagem elegante, cheia de classe e daquele ar misterioso característico da escritora. Cenário, figurinos  e iluminação bem cuidados finalizam a produção.
Não há como não se emocionar em algum momento do espetáculo. Os ingressos estão bem concorridos, portanto, corra.

Divulgação
Beth Goulart vivendo com intensidade a escritora Clarice Lispector
Simplesmente Eu, Clarice Lispector
Adaptação, Direção e Interpretação: Beth Goulart
Supervisão: Amir Haddad
Sexta e sábado, 19h30; domingo, 18h
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Alvares Penteado,112, Centro, São Paulo
Informações: (11) 3113-3651/ 3113-3652
Até 20 de Junho


Rosaly e Hilda 

Divulgação
O cartaz do monólogo sobre Hilda Hilst

Ganhadora do prêmio APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo), por Hilda Hilst, O Espírito da Coisa , Rosaly é profunda admiradora do trabalho da controversa escritora paulista (1930-2004) desde muito jovem. Nos últimos dez anos, pesquisou, buscou parceiros e conseguiu levar à cena um dos melhores espetáculos dos últimos tempos.

Dificilmente sem um mergulho tão fundo seria possível um resultado desse nível. Durante a longa trajetória de estudo e seleção, muitas coisas aconteceram. O encontro com Hilst em carne e osso  foi adiado por motivo de saúde e em seguida a escritora faleceu. A atriz deparou com patrocinadores desinteressados e ignorantes da existência e não apenas do trabalho de Hilda Hilst.

Rosaly sentiu um isolamento parecido com o da escritora, que viveu num sítio perto de Campinas durante mais de trinta anos, se dedicando a sua arte na companhia de muitos cachorros e alguns escritores que se hospedavam com ela em temporadas. Mas Hilda Hilst se ressentia da distância do público.

Rosaly, decidida a não deixar seu projeto também distante do público, persistiu, recorreu á ajuda do grande amigo da escritora, José L. Mora Fuentes, e com a coordenação dramatúrgica de José Antônio de Souza e direção ágil de Ruy Cortez, criaram um espetáculo orgânico e mágico, que parece totalmente preenchido pelo universo hilstiano, misturando pensamentos, poemas, entrevistas, numa costura tão bem feita que se sai do teatro tendo a sensação de imersão, de uma compreensão maior de quem foi essa mulher. É um espetáculo transformador para o público e para a carreira de sua interprete. 

Hilda Hilst- O Espírito da Coisa
N.Ex.T -  Rua Rego Freitas, 454, Consolação, São Paulo
Telefone: (11) 32599636
Quartas e quintas às 21 hs
R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)
De 5 de maio a 3 de junho

    Leia tudo sobre: clarice lispectorhilda histteatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG