Em turnê brasileira, Companhia Antonio Gades mostra poesia e força do flamenco

Por Susan Souza , iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Depois de passar por Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, trupe espanhola encerra as apresentações de "Fuego" em Salvador, nesta sexta-feira (3), no Teatro Castro Alves

A Companhia Antonio Gades termina a etapa brasileira da turnê do espetáculo "Fuego" nesta sexta-feira (3) no teatro Castro Alves, em Salvador, depois de apresentações em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Companhia de dança flamenca Antonio Gades apresenta o espetáculo 'Fuego'. Foto: Javier Del Real / DivulgaçãoCompanhia de dança flamenca Antonio Gades apresenta o espetáculo 'Fuego'. Foto: Javier Del Real / DivulgaçãoCompanhia de dança flamenca Antonio Gades apresenta o espetáculo 'Fuego'. Foto: Javier Del Real / DivulgaçãoCompanhia de dança flamenca Antonio Gades apresenta o espetáculo 'Fuego'. Foto: Javier Del Real / DivulgaçãoCompanhia de dança flamenca Antonio Gades apresenta o espetáculo 'Fuego'. Foto: Javier Del Real / Divulgação

Um corpo de baile coeso apresenta movimentos de balé, dança clássica flamenca e a raíz dos bailes ciganos para interpretar um espetáculo inspirado em "El Amor Brujo", de Manuel de Falla, que estreou originalmente em Paris, em 1989.

Nascido de uma colaboração entre o bailarino de flamenco e coreógrafo espanhol Antonio Gades e o cineasta Carlos Saura, "Fuego" mostra a cadência de um amor dramático entrecortado por sapateados, saias rodadas e mãos rápidas e delicadas, que marcam a narrativa e empregam emoção às cenas.

A história de "El Amor Brujo" mostra o drama da jovem Candela, que é apaixonada por Carmelo. O casal é assombrado com frequência pelo fantasma de José, morto em uma luta de navalhas e por quem Candela foi apaixonada anteriormente.

A narrativa é toda bailada, tem poucas falas ao começo, e passa por vários palos (subgêneros da música flamenca), como alegrias, sevilhanas e tangos, que são ocasionalmente executados ao vivo pelos guitarristas Antonio Solera e Camarón de Pitita.

Antonio Gades morreu em 2004, pouco antes de fundar sua própria companhia, e chegou a dirigir o importante Balé Nacional de Espanha. A turnê de "Fuego" faz parte das comemorações de seu aniversário de morte.

Uma de suas atuações de maior destaque foi em colaboração com o diretor Carlos Saura no filme "Bodas de Sangue", que adaptou para a linguagem da dança flamenca a história passional narrada por Federico García Lorca.

Gades também protagonizou a adaptação flamenca da ópera "Carmen" (também em parceria com Saura) para os cinemas, papel que, ao lado da atuação em "Bodas de Sangue", ajudou a divulgar e renovar a linguagem flamenca dentro e fora da Espanha.

Companhia Antonio Gades apresenta "Fuego" em Salvador
Teatro Castro Alves (pça Dois de Julho, s/n, Campo Grande - Salvador, Bahia)
Sexta-feira (3), às 21h
Ingressos: de R$ 40 (meia) a R$ 140 (inteira) no site Compre Ingressos

Leia tudo sobre: Companhia Antonio GadesdançaflamencoigspSalvadorAntonio Gades

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas