Foto de índio brasileiro vence concurso global

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Italiano Giordano Cipriani retratou membro da tribo Asurini, do Tocantins e ganhou competição de ONG

BBC

Expor a rica diversidade dos povos indígenas: esse foi o objetivo do primeiro concurso global de fotografia lançado pela ONG Survival International, que luta em defesa dos direitos dos povos indígenas. E a foto eleita vencedora foi tirada em terras brasileiras.

Foto de Giordano Cipriani (Brasil) - No Brasil, existem cerca de 240 tribos, com um total de 900 mil índios. O retrato aqui é da tribo Asurini, no Tocantins. Foto: Giordano Cipriani Foto de David Ducoin - (México) Em Chihuahua, no México, uma pequena índia Tarahumara participa da dança dos mouros e cristãos durante procissão. Foto: David DucoinFoto de Arman E Barbuco (Filipinas) - Na Cordilheira das Filipinas, contar histórias é comum. Foto: Arman E Barbuco Foto de Andrew Newey (Índia) - Um homem idoso da tribo Adi caminha timidamente por uma envelhecida ponte de bambu. Foto: Andrew NeweyFoto de Nicolas Marino(Tibete)- No início do outono, no planalto tibetano perto de Serxu, uma mulher tibetana corta o capim para estocá-lo para o longo inverno. Foto: Nicolas MarinoFoto de Diego Barrero (Etiópia) - O Vale do Omo, no sudoeste da Etiópia, é lar para oito tribos diferentes, que somam cerca de 200.000 indígenas e incluem os Surmas. Foto: Diego BarreroFoto de Partha Pratim (Índia) - Na Índia, os povos tribais são muitas vezes retratados como atrasados e primitivos por terem uma forma diferente de viver em comunidade. Foto: Partha Pratim Foto de Fabien Astre (Indonésia) - Nas florestas da ilha de Nias, na Indonésia, os Mentawai caçam macacos com arcos e flechas envenenados. Foto: Fabien AstreFoto de Johann Rousselot (Índia) = Os Kondhs são o maior grupo tribal em Odisha, na Índia. Foto: Johann RousselotFoto de Salvatore Valente (Etiópia) - No Vale do Omo, a tribo Hamer faz o ritual de salto sobre os bois. Foto: Salvatore ValenteFoto de Sarah Sandring (Canadá) - No Canadá, em 67, o povo Innu foi um dos últimos indígenas a serem retirados de suas terras. Muitas famílias ficaram no campo, em tendas. Foto: Sarah SandringFoto de Christian Declerq (Peru) - A tecelagem nos Andes tem uma rica tradição da iconografia. Foto: Christian Declerq

O fotógrafo italiano Giordano Cipriani captou toda a cor e a expressão de um índio da tribo Asurini, do Tocantins, e faturou o prêmio, deixando para trás concorrentes de várias partes do mundo.

Siga o iG Cultura no Twitter

A Survival International aproveitou o concurso para lançar o calendário para 2015 We, The People (Nós, As Pessoas, em tradução livre). As fotografias apresentam, entre outros, registros da tribo Tarahumara, no México, conhecida por ter corredores de longa distância, e o ritual de saltar bois da tribo de Hamer, na Etiópia.

Leia tudo sobre: fotografiaíndios

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas