Morre a norte-americana Bunny Yeager, famosa fotógrafa de pin-ups

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Também ex-modelo, artista ajudou a impulsionar a carreira de Bettie Page; ela tinha 85 anos

A fotógrafa norte-americana Bunny Yeager, ex-modelo pin-up que se transformou em fotógrafa e ajudou a impulsionar a carreira de Bettie Page, morreu neste domingo (25), aos 85 anos, segundo informou seu agente. A causa não foi divulgada.

AP
Em imagem de 2013, Bunny Yeager posa em frente a uma foto que tirou de si mesma em 1952

Nascida Linnea Eleanor Yeager, nos anos 1940 ela se transformou em uma das mais populares modelos fotográficas de Miami. Começou a tirar fotos de si mesma usando biquíni e em 1954 começou a fotografar Page, então desconhecida.

Siga o iG Cultura no Twitter

AP
Foto que Bunny Yeager tirou de si mesma em 1960

Atuando como fotógrafa de pin-ups, Yeager ajudou a popularizar o biquíni e indluenciou artistas como Cindy Sherman.

"Qualquer pessoa que estava em Miami nos anos 1950 e queria um biquíni ia até Bunny, e ela fazia um", disse a agente Ed Christin.

Yeager ficou famosa por ajudar mulheres comuns, de mães que trabalhavam em casa até aeromoças, a se sentirem confortáveis mostrando seu corpo.

"Elas queriam posar porque sabiam que não me aproveitaria delas", disse Yeager, em entrevista à Associated Press em 2013. "E eu não as forçava a fazer nu se não queriam."

A fotógrafa publicou mais de dez livros e teve trabalhos exibidos em galerias de arte de vários países, inclusive no museu Warhol, em Pittsburgh, em 2010.

Com AP


Leia tudo sobre: bunny yeagerfotografiapin upsbettie page

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas