Virada Cultural terá tributo a Jair Rodrigues, o retorno do Ira! e mais atrações

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Evento acontece em diversos pontos da cidade durante 24 horas, a partir das 18h de sábado (17) às 18h de domingo (18)

Tributos a Jair Rodrigues e Reginaldo Rossi, o retorno dos roqueiros do Ira!, atrações internacionais como o rapper francês Fefe e o grupo da gravadora Motown, Martha & the Vandellas, formado durante os anos 1970 nos Estados Unidos, estão entre as atrações da 10ª edição da Virada Cultural.

Cantora ROberta Miranda se apresenta no palco Arouche. Foto: DivulgaçãoA cantora Vanessa da Mata. Foto: DivulgaçãoA banda Uriah Heep. Foto: DivulgaçãoA cantora Tulipa Ruiz. Foto: DivulgaçãoO músico Stanley Jordan. Foto: DivulgaçãoO cantor SILVA. Foto: DivulgaçãoO trio Martha Reeves & The Vandellas. Foto: DivulgaçãoO rapper Projota. Foto: DivulgaçãoA banda Planta e Raiz. Foto: DivulgaçãoO cantor Luiz Melodia. Foto: DivulgaçãoA rapper Karol Conka. Foto: DivulgaçãoA banda Ira!. Foto: DivulgaçãoO grupo Gang do Eletro. Foto: DivulgaçãoA rapper Flora Matos. Foto: DivulgaçãoA banda Forfun. Foto: DivulgaçãoA cantora Ceu. Foto: DivulgaçãoA cantora Baby do Brasil. Foto: DivulgaçãoO funkeiro MC Gui. Foto: DivulgaçãoA funkeira Valesca Popozuda. Foto: Divulgação

O evento gratuito acontece neste final de semana, das 18h de sábado (17) até às 18h de domingo (18). Além de palcos montados para atrações musicais em ruas, praças e largos da cidade, números de dança, peças de teatro, programação de cinema, circo e gastronomia também fazem parte da Virada.

O palco principal do evento fica na região da estação Julio Prestes, que será aberto no sábado, às 18h, pelo grupo paulistano Ira!, que faz seu retorno aos palcos após uma pausa de sete anos. No repertório, clássicos do grupo como "Envelheço na Cidade" e uma música nova, "Abcd", como adiantou o guitarrista Edgard Scandurra ao iG.

Entrevista: Ira! retorna na Virada Cultural: "Se formos terminar, vamos saber dizer adeus"

Músicas românticas continuam a ter um espaço garantido no palco do largo do Arouche, por onde passarão nomes como Peninha, que abre o palco às 19h de sábado, além de Rosanah, Kátia, um tributo ao cantor Reginaldo Rossi e a funkeira Valesca Popozuda.

O cantor Jair Rodrigues, que morreu de um infarto agudo do miocárdio no último dia 8 de maio, também será relembrado durante a Virada Cultural. Marcado para às 3h da manhã no palco Júlio Prestes, no domingo (18), o tributo terá os filhos do cantor, Luciana Mello e Jair Oliveira. Na homenagem, entrarão os sucessos de Jair Rodrigues, como "Disparada" e "Deixa Isso Pra Lá".

Saiba mais: Morre o cantor Jair Rodrigues

O rock and roll estará presente no palco da rua São João, com shows dos grupos femininos brasileiros Dominatrix e Mercenárias. A cantora e poeta norte-americana Lydia Lunch, que fecharia o palco São João, teve sua apresentação cancelada nesta sexta-feira (16). A artista estava escalada para tocar às 17h de domingo. 

Samba e pagode terão espaço no palco da Luz, que começará com a Velha Guarda da Camisa Verde, às 19h de sábado (17). Por este palco ainda passam nomes como o sambista Riachão, um tributo a Mussum pelos Originais do Samba e show da cantora Eliana de Lima.

O palco da Líbero Badaró terá novos nomes da MPB, como a cantora Mariana Aydar, às 18h, que abre os shows do local, por onde também passarão a cantora Iará Renno, Silva, Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Tulipa Ruiz, Tiago Iorc e os grupos O Terno e Apanhador Só.

O palco da Rio Branco terá a releitura de discos clássicos da música brasileira, como Otto interpretando "Canta Canta, Minha Gente", de Martinho da Vila, na íntegra.

Leia mais: Virada Cultural 2014 ocupará espaço menor, mas terá mais atrações do que em 2013

O palco da praça da República terá projetos diversos como o jazzista Stanley Jordan, a cantora Fernanda Abreu e o francês Fefe, que toca às 2h da madrugada de domingo (18) e mostrará seu "hip hop influenciado por blues", como disse em entrevista ao iG.

Em sua segunda passagem pelo Brasil, Fefe também aproveitará para gravar uma música com o cantor Lucas Santtana. Além de São Paulo, o rapper passará cerca de uma semana em Salvador, na Bahia, "para buscar inspiração para compor o próximo disco". "Ainda não tenho nada agendado por lá, mas espero encontrar pessoas com quem tocar", disse.

A praça Roosevelt receberá as atrações infantis da "Viradinha". A praça da Sé mantém a programação de shows de stand-up, com comediantes como Falcão, Rafinha Bastos, Rafael Cortez, Mauricio Meirelles, Diogo Portugal e outros. Os stand-ups começam às 20h de sábado.

Os shows de cabaré estarão na rua Bento Freitas a partir da meia-noite, com abertura de dançarinas. O forró tem lugar marcado no Mercado Municipal, com abertura de Luiz Wilson e Fatel às 18h de sábado.

O funk ostentação teve sua presença ampliada na 10ª edição da Virada Cultural e marca presença em dois palcos. Na rua Carlos de Souza Nazaré apresentam-se MC Rodolfinho, que abre as atividades às 20h de sábado. No mesmo palco também passam artistas do hip hop nacional como Flora Mattos, Rashid, Karol Conka e Projota.

Música: Virada Cultural pode "quebrar as barreiras" do preconceito ao funk, diz MC

No palco da rua 25 de março haverá ainda mais funk e hip hop, com shows de MC Lon, MC Nego Blue, MC Bola e os rappers da Cone Crew Diretoria. O encerramento do palco da rua 25 será feito pelo MC Gui, às 17h de domingo (18).

O palco da rua Cásper Líbero também terá mais funk, com foco em grupos de charme como o Sampa Crew, que toca à 1h30 da madrugada de domingo (18) e os pioneiros do funk carioca Cidinho e Doca, que se apresentam às 13h30 de domingo.

Além de atrações ao ar livre, a Virada Cultural também acontece em toda a rede SESC, CEUS e outros pontos da cidade, como a Casa das Rosas, Theatro Municipal, Sala São Paulo, que pela primeira vez entra na programação do evento, bairro da Liberdade, com atrações da cultura oriental, e em salas de cinema como o Cine Dom José e Olido.

Confira toda a programação no site oficial da Virada Cultural 2014

Leia tudo sobre: igspvirada culturalvirada cultural 2014são paulomúsicacultura

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas