Renomado fotógrafo de 'afegã de olhos verdes' expõe em Londres

Por BBC (Brasil) |

compartilhe

Tamanho do texto

Americano Steve McCurry ganhou fama internacional por imagem icônica da cultura e do povo afegão

BBC

Internacionalmente conhecido por sua foto da jovem órfã afegã de olhos verdes que estampou a capa da revista National Geographic Magazine em 1984, o premiado fotojornalista americano Steve McCurry tem uma relação ímpar com o Afeganistão.

Siga o iG Cultura no Twitter

Nascido na Filadélfia, McCurry cobriu conflitos internacionais e guerras civis e trabalhou por toda a Ásia, mas foi no Afeganistão que ele se moldou como fotógrafo.

Mc Curry voltou à região diversas vezes ao longo de 30 anos de carreira e construiu um arquivo de imagens que traz um ponto de vista alternativo de um país destruído pela guerra.

Este trabalho é tema da exposição "Steve McCurry: Afghanistan", em cartaz em Londres.

O trabalho do premiado fotojornalista Steve McCurry é o tema de uma nova exposição em Londres. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosA mostra reúne imagens de arquivo dos registros feitos por McCurry da cultura e do povo afegão. Nesta foto, de 1992, uma menina trabalha num cultivo de ópio. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosEm 1978, McCurry viajou ao Paquistão como um fotógrafo freelancer em busca de novas histórias. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosNo Paquistão, ele conheceu refugiados afegãos que o incentivaram a voltar com eles a seu país para contar a história do conflito em curso, entre rebeldes apoiados pelos Estados Unidos e o governo, que tinha o apoio da União Soviétic. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosSua foto de uma jovem órfã afegã de olhos verdes, Sharbat Gula, tirada em uma campo de refugiados, tornou-se um ícone da guerra e a imagem mais conhecida da história da revista 'National Geographic Magazine'. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosNascido na Filadélfia, McCurry já cobriu conflitos internacionais e guerras civis, inclusive a guerra entre o Iraque e o Irã. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosMcCurry trabalhou por toda a Ásia, mas o Afeganistão foi o país que o moldou como fotógrafo. Ele já voltou à região diversas vezes ao longo de 30 anos de carreira. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosSeu arquivo revela um ponto de vista alternativo de um país destruído pela guerra. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosRetratos e belas fotos de paisagem, como esta feita em meio aos lagos de Band-e Amir, dão um contraste ao conflito. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosNesta imagem, um casal senta-se do lado de fora de uma mesquista na cidade de Mazar-e Sharif. Foto: Steve McCurry/Magnum Photos"Tento passar como é ser aquela pessoa - uma pessoa em meio a um contexto maior, que chamaríamos de condição humana." Nesta foto, um homem participa de um programa de conscientização sobre minas terrestres em Kandahar, em 1992. Foto: Steve McCurry/Magnum PhotosA exposição "Steve McCurry: Afghanistan" está em cartaz na Beetles and Huxley Gallery, em Londres, até 7 de junho. Foto: Steve McCurry/Magnum Photosdasd. Foto: Steve McCurry/Magnum Photos


Leia tudo sobre: steve mccurryfotografiabbc brasil

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas