Paço das Artes abre três exposições inspiradas na natureza

Por iG São Paulo (por Maria Gonçalves) |

compartilhe

Tamanho do texto

Diversos artistas expõem desenhos, pinturas, fotografias, esculturas, projetos arquitetônicos, instalações, vídeos, textos e performances

O Paço das Artes abre três exposições que têm como tema a natureza: “A invenção da praia”, com curadoria de Paula Alzugaray; a 2ª Temporada de Projetos 2014, com trabalhos de Ícaro Lira, Pedro França e Miguel Penha; e “Naturantes”, com curadoria de Hugo Fortes. Conheça cada uma das exposições:

“A invenção da praia”

A exposição é inspirada no livro “A invenção de Morel”, de Adolfo Bioy Casares, e no ensaio “A vida descalço”, de Alan Pauls. O objetivo é investigar o que acontece quando se transporta a praia para o espaço expositivo. Diversos autores contribuíram com desenhos, pinturas, fotografias, projetos arquitetônicos, instalações, vídeos, textos e performances.

As pegadas na areia de “Land Mark (Foot Prints)” foram deixadas por ativistas envolvidos em protestos contra testes de bombas da marinha americana. Os artistas Allora y Calzadilla acoplaram mensagens nas solas dos sapatos dos manifestantes.

Divulgação
'Land Mark (Foot Prints)' (2000-2002), dos artistas Allora y Calzadilla

Lina Bo Bardi (arquiteta que projetou o Masp) expõe um projeto arquitetônico que seria erguido sobre a areia e com vista para o mar, “Museu à beira do oceano”, que nunca foi concretizado.

2ª Temporada de Projetos 2014

Três artistas foram selecionados para a segunda edição da Temporada de Projetos. Ícaro Lira expõe “Cidade partida”, instalação sobre a Guerra de Canudos. As telas de “Dentro da mata”, de Miguel Penha, têm como tema as matas e o cerrado brasileiro. Pedro França traz “Tomemos um objeto da natureza, por exemplo: uma lâmpada”. São dois backlights desenhados e construídos pelo artista, ligados a baterias de automóveis e que remetem à paisagem natural.

Divulgação
'Cidade partida', de Ícaro Lira

Criada em 1997, a Temporada de Projetos seleciona nove projetos de artistas e um de curadoria para serem exibidos ao longo do ano.

“Naturantes”

A exposição integra a programação geral do II Seminário Internacional Arte e Natureza e tem como tema a relação entre o homem contemporâneo e a natureza. Autores diversos expõem vídeos, esculturas, pinturas, fotografias, instalações e performances.

"A invenção da praia" e 2ª Temporada de Projetos 2014

Período: 24 de abril a 22 de junho

"Naturantes"

Período: 24 de abril a 4 de maio

Paço das Artes: Av. da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo

Horário: terças a sextas-feiras das 10h às 19h; sábados e domingos das 12h30 às 17h30

Entrada gratuita e livre a todos os públicos

Leia tudo sobre: paço das artesexposiçãonaturezaigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas