Herói da trama é uma figura sem rosto e cujo sexo não é definido; ideia é que ele ou ela representa uma pessoa comum

BBC

Uma pessoa com um saco na cabeça encontra-se em um píer sob mira de armas. Uma chave, amarrada ao seu pescoço, é arrancada, por tropas do governo e jogada ao mar. Ao afundar, ela se junta a inúmeras outras chaves no fundo do mar - cada uma delas de formato diferente e todas lindas.

Imagem de 'The Key', de Grant Morrison
Reprodução
Imagem de 'The Key', de Grant Morrison

A história em quadrinhos "The Key" (A Chave, em tradução literal), escrita por Grant Morrison e desenhada por Rian Hughes, foi criada especialmente para a série da BBC Freedom 2014, que traz várias reportagens, galerias de imagens e trabalhos artísticos que falam sobre o tema da liberdade.

O escocês Morrison é autor de obras marcantes das histórias em quadrinhos, como as séries All Star Superman e New X-Men, que praticamente deram vida nova a personagens clássicos como o Super-Homem e o grupo X-Men.

O inglês Hughes é um ilustrador renomado e ganhou fama, em especial, pelos seus desenhos na revista britânica 2000AD, famosa por ter servido de plataforma inicial para o sucesso de gigantes dos quadrinhos como Alan Moore, Neil Gaiman, Dave Gibbons, Kevin O'Neill, Garth Ennis e Mark Millar.

A tirinha sem diálogos se passa em uma sociedade repressora no futuro em que quase tudo é proibido. "É um Estado totalitário no qual a liberdade não está entre as prioridades", afirma Morrison. "Nós temos então um rebelde que usa a chave amarrada a seu pescoço. A chave representa sua expressão individual."

"Com o Estado determinado a executar esse sujeito por sua dissidência, muitas pessoas percebem que possuem suas próprias chaves. Isso provoca uma avalanche e as pessoas começam a agir."

O herói dessa curta trama é uma figura sem rosto e cujo sexo não é definido. A ideia é que ele ou ela representa uma pessoa comum, alguém com quem qualquer um poderia se identificar.

"O que eu amo nos quadrinhos é que eles permitem que você fale sobre grandes ideias, como liberdade, sobre significado, sobre por que estamos todos aqui e para quê", acrescenta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.