Artista Vik Muniz e cientista desenham castelos microscópicos em grãos de areia

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Dupla brasileira produziu obras que medem menos de meio milímetro

O artista Vik Muniz e o pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Marcelo Coelho criaram desenhos incrivelmente pequenos: castelos gravados em grãos de areia microscópicos - um jeito inovador de construir um "castelo de areia", que mede menos de meio milímetro.

Alguns dos castelos desenhados pelos artistas Vik Muniz e Marcelo Coelho. Foto: DivulgaçãoAlguns dos castelos desenhados pelos artistas Vik Muniz e Marcelo Coelho. Foto: DivulgaçãoAlguns dos castelos desenhados pelos artistas Vik Muniz e Marcelo Coelho. Foto: DivulgaçãoAlguns dos castelos desenhados pelos artistas Vik Muniz e Marcelo Coelho. Foto: DivulgaçãoAlguns dos castelos desenhados pelos artistas Vik Muniz e Marcelo Coelho. Foto: DivulgaçãoAlguns dos castelos desenhados pelos artistas Vik Muniz e Marcelo Coelho. Foto: DivulgaçãoAlguns dos castelos desenhados pelos artistas Vik Muniz e Marcelo Coelho. Foto: Divulgação

A obra foi documentada em vídeo pelo Creator's Project.

Para conseguir produzir os desenhos, Muniz e Coelho usaram um processo que envolvia tanto tecnologia antiga quanto ferramentas inovadoras.

Siga o iG Cultura no Twitter

Muniz explica o porquê de desenhar castelos em grãos de areia: "Eu me baseio em imagens que são simples, que você já viu um milhão de vezes. Você pensa que entende mas aí precisa ver de novo", disse o artista em entrevista ao site Creator's Project. "Quando alguém diz para você que aquilo é um grão de areia, sua realidade desmorona momentaneamente, e você precisa reconstruí-la. Você tem que dar um passo para trás e se perguntar se a imagem é o que ela significa." 

"Eu acho que a fotografia está se reajustando", afirma  Marcelo Coelho. "Existe um novo tipo de fotografia emergindo agora. Muita coisa está acontecendo por causa da combinação entre computadores e câmeras, e histórias podem surgir como resultado."

Leia tudo sobre: vik munizmarcelo coelho

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas