Espetáculo de dança mistura "Drácula" de Bram Stoker e de Francis Ford Coppola

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Produção da companhia portuguesa Vortice faz apresentação única em teatro de São Paulo nesta quarta-feira

Um conde Drácula que se transforma não apenas em vampiro mas em animais e corpos diversos. Assim é a versão de "Drácula" que a companhia de dança portuguesa Vortice encena nesta quarta (26) no teatro Bradesco, em São Paulo, em apresentação única.

O espetáculo adaptado por Cláudia Martins e Rafael Carriço mistura traços tanto do livro escrito por Bram Stoker em 1897 como da adaptação cinematográfica dirigida por Francis Ford Coppola em 1992.

Francis Coppola dirigiu a adaptação mais conhecida de Drácula. Na foto, o diretor com o ator Gary Oldman caracterizado da criatura imortal . Foto: DivulgaçãoO filme, diferente do livro, segue um teor mais romântico, barroco, quase dramático. Keanu Reeves interpreta Jonathan Harker. Foto: DivulgaçãoNo filme, Mina (Winona Rider) é a reencarnação da noiva de Drácula (Gary Oldman) quando este ainda era humano. Foto: DivulgaçãoO filme ganhou 3 oscar: melhor maquiagem, melhor efeito sonoro, e melhor figurino . Foto: DivulgaçãoDiferente do filme e do livro, no espetáculo Drácula toma diferentes formas, caras, animais e corpos. Foto: DivulgaçãoNa peça temos um personagem novo: o cozinheiro alucinado, que faz um prato de arroz de cabidela- frango, arroz e sangue. Foto: DivulgaçãoAs músicas que embalam o espetáculo vão desde Lou Reed à emblemática trilha sonora do filme de Coppola. Foto: DivulgaçãoImagem do espetáculo "Drácula". Foto: Divulgação

Após seis anos de pesquisa profunda, Bram Stoker escreveu em 1897 o livro "Drácula", sobre o vampiro do mesmo nome. Sem emoções, pensando somente em saciar sua vontade por sangue, a criatura que uma vez já foi humana e tinha sentimentos vivia reclusa em um castelo na Transilvânia com seus servos. Entre os personagens estão Jonathan Harker, Mina Murrey, Professor Abraham Van Helsing e Dr. Jack Seward.

Siga o iG Cultura no Twitter

A versão cinematográfica de Coppola conta a história do jovem advogado britânico Jonathan Harker (Keanu Reeves), que vai para uma pequena vila no Leste Europeu. Ele é capturado e preso pelo vampiro Drácula (Gary Oldman), que viaja para Londres depois de ficar hipnotizado por uma fotografia de Mina Murray, noiva de Harker. Com a chegada de Drácula na Inglaterra, sedução e terror imperam na cidade. O vampiro mata Lucy Westenra, melhor amiga de Mina. Seus amigos, transtornados com a morte, se juntam para tentar destruir a vida da criatura imortal.

No espetáculo da Vortice, o conde Drácula é visto como vapiro e se transforma em diferentes rostos, animais, corpos e formas. E novos personagens estão inclusos na produção, como um cozinheiro alucinado.

A primeira apresentação da companhia de dança aconteceu em abril de 2011, na Macedônia. Desde então o grupo levou o espetáculo para diferentes países. No Brasil, a produção já passou pelo Rio de Janeiro, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Depois de São Paulo, vai a Recife e Natal. Após o Brasil, a Vortice termina a temporada de três anos na Suíça.

Os ingressos podem ser comprados pelo site www.ingressorapido.com.br, pelo telefone 4003-1212 ou nos pontos-de-venda oficiais.

Leia tudo sobre: vortice companydraculabram stoker

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas