Projeto terá debates, palestras e grupos de estudos para discutir sobre "a noite urbana e suas implicações econômicas", planejamento urbano, cultura, turismo e inovações

Palestras e debates fazem parte da programação do seminário "Noite Paulistana", um projeto que acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de março, no auditório da biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Os encontros vão levantar uma discussão e reflexão sobre "a noite urbana e suas implicações econômicas, sociais e culturais", explicam os organizadores. 

Siga o iG Cultura no Twitter

A iniciativa para o seminário "Noite Paulistana" é do CoLaboratório, um grupo formado profissionais de diversas áreas, como arquitetos, urbanistas, artistas e produtores culturais. Nele estão Anna Dietzsch, Baixo Ribeiro, Clarissa Morgenroth, Daniel Lima, Eduardo Fernandes, Marcos Boffa e Rodrigo Araujo.

A palestra "A noite como um ponto de encontro para o talento criativo", de Mirik Milan, prefeito da "Noite" de Amsterdã, será feita na abertura, em 18 de março. Outras palestras que integram a "Noite Paulistana" são: "A cidade e a conquista de suas noites: entre tensões e inovações”, do geógrafo francês Luc Gwiazdzinski (dia 19) e “Clusters, Zonas, Monumentos e Noite Urbana”, com o sociólogo canadense William Straw (dia 20).

Já os debates acontecem nos dias 19 e 20 de março. O encontro “Poder Público e o Planejamento Urbano” (dia 19) terá a presença do curador Baixo Ribeiro, do vereador Nabil Bonduki, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Fernando Mello Franco, do chef de cozinha Alex Atala e do empresário Facundo Guerra

O segundo debate será “Mediação e Legislação” (dia 20), com moderação de Anna Dietzch, no qual participam o jornalista Gilberto Dimenstein, o romancista, contista e poeta Ferréz, o DJ e jornalista Camilo Rocha e a doutora em Psicologia Elaine Bortolanza.

O terceiro e último debate será “Cultura e Turismo” (dia 21), no qual debatem o empresário e ex-presidente da SPTuris Caio Luiz de Carvalho, o diretor artístico da Virada Cultural de São Paulo José Mauro Gnaspini, a empresária e especialista em economia criativa Ana Clara Fonseca e a membro da comunidade Transparência Hacker e do grupo de extensão APE (estudos em mobilidade Haydee Svab). A moderação será do produtor Marcos Boffa e do artista Eduardo Fernandes.

Para celebrar o encerramento do Seminário da Noite Paulistana, será realizada na Praça das Artes uma edição especial do Mercado Feira Gastronômica, das 21h às 3h, com entrada gratuita. Essa edição contará com 14 profissionais e um cardápio de comidas ou bebidas com até oito opções. Os spreços são tabelados entre R$ 5 e R$ 15.

"Seminário da Noite Paulistana"
Auditório da Biblioteca Mário de Andrade (r. da Consolação, 94, Centro)
Dias: 18, 19, 20 e 21 de março

Veja a programação completa:

Terça-feira, 18 de março
19h – Abertura – Participação do Secretário Municipal de Cultura Juca Ferreira
20h – Palestra “A noite como um ponto de encontro para o talento criativo”, com Mirik Milan

Quarta-feira, 19 de março
Das 14h às 17h – Grupos de Trabalho – “Mobilidade e infraestrutura urbana”, “Discriminação e direitos humanos” e “Ocupação do espaço público: atividades culturais e esportivas”
Das 19h às 20h30 – Debate “Poder Público e o Planejamento Urbano”, com
Nabil Bonduki, Fernando Mello Franco, Alex Atala e Facundo Guerra (moderação: Baixo Ribeiro)
21h – Palestra “A cidade e a conquista de suas noites: entre tensões e inovações”, com Luc Gwiazdzinski

Quinta-feira, 20 de março
Das 14h às 17h – Grupos de Trabalho – “Mobilidade e infraestrutura urbana”, “Discriminação e direitos humanos” e “Ocupação do espaço público: atividades culturais e esportivas”
Das 19h às 20h30h – Debate “Mediação e Legislação”, com Gilberto Dimenstein, Ferréz, Camilo Rocha e Elaine Bortolanza (moderação: Anna Dietzch)
21h – Palestra “Clusters, Zonas, Monumentos e Noite Urbana”, com Will Straw

Sexta-feira, 21 de março
Das 14h às 17h – Grupos de Trabalho – “Mobilidade e infraestrutura urbana”, “Discriminação e direitos humanos” e “Ocupação do espaço público: atividades culturais e esportivas”
Das 19h às 20h30h – Debate “Cultura e Turismo”, com Caio Luiz de Carvalho, José Mauro Gnaspini, Ana Carla Fonseca e Haydee Svab (moderação: Marcos Boffa e Eduardo Fernandes)
das 21h às 3h – encerramento com Mercado Feira Gastronômica na Praça das Artes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.