Hits, momento fofo, mico, fracasso: veja os maiores destaques culturais de 2013

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Polêmica das biografias, Paul McCartney, James Gandolfini e Miley Cirus estão na lista

Chico Buarque se esqueceu de que tinha dado uma entrevista para a biografia censurada de Roberto Carlos.... Foto: Taiz Dering... quando o assunto ferveu, Roberto Carlos saiu do Procure Saber.. Foto: ReproduçãoPaul McCartney se encantou com 'Harold', o louva-a-deus!. Foto: MJ Kim/DivulgaçãoMiley Cyrus inspirou memes com essa cena do clipe de 'Wrecking Ball'. Foto: Reprodução/Terry RichardsJustin Bieber tenta uma vaga de artista mais mala do showbizz. Foto: Getty ImagesLou Reed (1942-2013), uma das grandes perdas da música. Foto: Reprodução/FacebookO ator James Gandolfini, conhecido como Tony Soprano, também fará falta.... Foto: Divulgação... assim como o belo Paul Walker, de 'Velozes e Furiosos'. Foto: DivulgaçãoChorão, uma das maiores perdas do rock nacional em 2013.... Foto: Facebook/ReproduçãoSeguido por Champignon, seu amigo e colega de Charlie Brown Jr.. Foto: Reprodução/FacebookProdutora de shows se 'confunde' e divulga que Lemmy Kilmister tinha morrido, o que era mentira!. Foto: Vivian FernandezShow do holograma de Cazuza em São Paulo. Foto: Léo Franco/AgNewsVinicius de Moraes completaria 100 anos em 2013. Foto: Arte/iGAnitta bombou em 2013 com o hit 'Show das Poderosas'. Foto: Sérgio Baia... assim como o Daft Punk abrilhantou as pistas com a música 'Get Lucky'. Foto: DivulgaçãoMiley Cyrus fez muito twerk e virou a personalidade do ano. Foto: Getty Images

Mico do ano
A negação de Chico Buarque sobre uma entrevista que ele havia concedido para a biografia não autorizada de Roberto Carlos, escrita por Paulo César de Araújo. Chico escreveu publicamente que não tinha sido entrevistado, mas o biógrafo guardou a fita da gravação para comprovar o contrário. Só depois disso que o cantor se desculpou.

Maior surpresa
A saída do cantor Roberto Carlos do grupo Procure Saber, liderado por Paula Lavigne. A associação reune artistas para lutar contra a liberação das biografias não autorizadas. Quando a discussão tomou a mídia e as redes sociais, o cantor de "Detalhes" preferiu ser mais "discreto".

Momento fofo
A "amizade" que Paul McCartney fez com o louva-a-deus que pousou em seu ombro durante a "invasão" de insetos em Goiânia, onde ele se apresentava. O músico deu o nome de Harold para o inseto que "cantou junto" com ele ao piano.

Melhor meme
Todos os esforços para fazer paródia do clipe de "Wrecking Ball", de Miley Cyrus, renderam os melhores memes da internet em 2013.

Fracasso do ano
Justin Bieber e sua inúmeras tentativas de se firmar como o maior mala do showbizz. O cantor foi acusado de cuspir em fãs, pichou muros sem permissão e desistiu de cantar a música mais famosa, "Baby", após ser atingido na mão por uma garrafa em sua vinda ao Brasil.

Luto na música
A morte do cantor Lou Reed, em outubro, foi uma grande perda. O músico havia passado por um transplante de fígado em maio. Reed foi líder do grupo Velvet Underground e escreveu letras de pura poesia como "Sunday Morning". Coincidentemente, o cantor morreu na manhã de um domingo.

Lutos no cinema
O ator James Gandolfini morreu inesperadamente em junho, aos 51 anos. Ele era conhecido mundialmente por sua atuação como o mafioso Tony Soprano, do seriado "The Sopranos". A morte de Paul Walker, da franquia "Velozes e Furiosos", também foi de grande repercussão. Ele estava em um carro que bateu contra um poste e pegou fogo, em novembro.

Maior luto nacional
O triste destino dos ex-integrantes do Charlie Brown Jr., Chorão e Champignon. O grupo de Santos, no litoral de São Paulo, perdeu primeiro o vocalista Chorão por overdose de cocaína e, seis meses depois, o baixista Champignon, que se suicidou.

Maior desastre
O incêndio no Memorial da América Latina, que atingiu o auditório Simón Bolívar e danificou a tapeçaria da artista plástica Tomie Ohtake. A obra tem 800 m² e estava no auditório que pegou fogo. A peça poderá ser reconstruída quando o local for liberado.

Maior "pegadinha"
A divulgação enganosa da morte de Lemmy Kilmister, líder do grupo de rock Motorhead. Lemmy realmente passou por um período não muito tranquilo e chegou a se sentir mal durante um show, mas agora o cantor segue bem de saúde e se recupera.

Maior constrangimento
Recuperar artistas mortos em shows holográficos. Em 2013, o Brasil "ressuscitou" os cantores Renato Russo e Cazuza. Por mais alta que seja a tecnologia e o apelo emocional, o visual da projeção não substitui um ser humano e não pega bem. 

Artista mais lembrado
Vinicius de Moraes completaria 100 anos se estivesse vivo em 2013. Em nome do poetinha, foram feitas muitas regravações, homenagens da família e de outros artistas para relembrar a obra e personalidade de um dos criadores da bossa nova.

Música nacional
"Show das Poderosas", de Anitta, foi a música da vez. A canção de funk e levada pop foi tida como obrigatória em todas as festas, de casamentos a confraternizações de final de ano das empresas.

Música internacional
"Get Lucky", da dupla francesa Daft Punk, é a senha para se divertir nas festas em 2013. De letra animada, a faixa inspira a juventude (ou os nem tão jovens assim) a se jogar na pista de dança com um drink na mão e muitos amigos ao lado.

Personalidade do ano
Miley Cyrus, 21 anos, foi a personalidade de 2013. Além de lançar um disco novo, "Bangerz", que marca sua fase pós-Hannah Montana, é o primeiro verdadeiramente desvinculado de sua imagem juvenil. O disco sentencia um novo caminho na vida da cantora e atriz, que está disposta a mostrar ao mundo que cresceu (ainda que tenha exagerado no "twerking").


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas