Artista dá nova vida a fotos históricas com colorização digital

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Jordan Lloyd "pinta" imagens antigas com técnica avançada; veja galeria

BBC

As técnicas para colorir fotos antigas, em preto e branco, melhoraram muito nos últimos anos e uma nova geração de artistas está utilizando a edição digital com resultados surpreendentes. Um destes artistas é Jordan Lloyd e sua companhia Dynachrome, que dão nova vida a estas imagens.

Foto documenta Grande Depressão nos Estados Unidos, no começo do século 20; a original é de Dorothea Lange (cortesia da Biblioteca do Congresso dos EUA), a colorida é de Lloyd. Foto: BBCFoto em preto e branco de 1938, por John Vachon, cortesia de Shorpy.com / Foto colorida: Jordan J. Lloyd. Foto: BBCFoto original de 1941 por Arthur Siegel, cortesia da Biblioteca do Congresso dos EUA/Foto colorida: Jordan Lloyd. Foto: BBCFoto original de 1939 por Dorothea Lange, cortesia da Biblioteca do Congresso dos EUA/Foto colorida: Jordan Lloyd. Foto: BBCJordan Lloyd coloriu esta imagem originalmente em preto e branco, feita por Dorothea Lange (cortesia da Biblioteca do Congresso dos EUA). Foto: BBCFoto original de 1945 por Toni Frissel, cortesia da Biblioteca do Congresso dos EUA/Foto colorida: Jordan Lloyd. Foto: BBCFoto original cortesia da Biblioteca do Congresso dos EUA/Foto colorida: Jordan J. Lloyd. Foto: BBCFoto original de 1862 por Mathew Brady, cortesia dos Arquivos Nacionais dos EUA/Foto coloridas: Jordan Lloyd. Foto: BBCVersão colorida de foto em preto e branco tirada em 1862 por Mathew Brady, cortesia dos Arquivos Nacionais dos EUA. Foto: BBCFoto original de cerca de 1860/Foto colorida: Jordan J. LloydDynamichrome. Foto: BBCFoto original de 1936 por Dorothea Lange, cortesia da Biblioteca do Congresso dos EUA/Foto colorida: Jordan Lloyd. Foto: BBC

Lloyd disse à BBC que começou a colorir imagens há um ano, depois de atender a um pedido de colorir uma foto de familia.

Para colorir as imagens, seu estúdio "pinta" a foto com ferramentas digitais, técnica bem mais avançada do que a tradicional pintura manual.

Siga o iG Cultura no Twitter

Lloyd disse que é preciso sobrepor camadas diferentes para dar realismo à foto colorida, um trabalho que pode levar até uma semana por foto.

Para garantir que utiliza as cores corretas, Lloyd passa dias consultando especialistas e investigando imagens de arquivo.

Leia tudo sobre: fotografiajordan lloyd

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas