Espetáculo "Gravidade" não se inspira em filme, mas reflete sobre uso do espaço

Por Susan Souza , iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Projeto da Cia. Experimental Kahal pode ser visto de graça na Galeria Olido, de 5 a 8 de dezembro, em SP

Lucas Barbosa Fotografia
Espetáculo "Gravidade"

Tirolesa, rapel e acrobacias estão entre os elementos do espetáculo de dança "Gravidade", que fica em cartaz a partir desta quinta-feira (5) até domingo (8) na Galeria Olido. Com entrada gratuita, mostra o trabalho de pesquisa da Cia. Experimental Kahal, que explora o peso dos corpos como uma reflexão sobre liberdade e superação.

Lucas Barbosa Fotografia
Espetáculo "Gravidade"

"Mostramos as dificuldades do chão com a intensidade da música, com o trabalho artístico e coreográfico e com efeito visuais. Cada trecho fala sobre uma forma de liberdade, de se trabalhar os limites e as dificuldades do dia a dia a partir da dança experimental", explica ao iG o diretor Henry Camargo.

O diretor explica que uma visão política foi usada como referência na pesquisa, ainda que o conteúdo não seja explicitamente engajado. "Tem situações na vida em que nos limitamos por outras pessoas, somos comandados pela política e temos de sempre suprir as dificuldades de uma política não muito boa."

Em "Gravidade", os bailarinos expressam-se corporalmente, sem falas. A diferença gravitacional e os obstáculos percebidos com os movimentos de chão e de ar simbolizam mudanças para um "universo paralelo", que estimula a refletir sobre como lidar com as consequentes dificuldades do espaço.

"Gravidade" no cinema

Em 2013, Sandra Bullock e George Clooney protagonizaram o filme "Gravidade", que reflete aspectos de isolamento e dificildade em gravidade zero. Segundo Henry Carvalho, o filme foi lançado depois que o grupo desenvolveu o trabalho, mas é possível encontrar semelhanças com o projeto teatral. "Até tem a ver, porque o filme se passa no espaço. Em nosso espetáculo, é como se fosse um outro mundo. As pessoas tentam se adaptar em outra gravidade."

Espetáculo de dança "Gravidade"
Galeria Olido (Sala Paissandu - av. São João, 473, Centro)
De 5/12 a 8/12, quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Ingresso gratuito (retirar uma hora antes)

Leia tudo sobre: gravidadepeçadançaigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas