MuBE sedia exposição sobre arte de rua: "Grafite era uma coisa meio maldita"

Por Susan Souza , iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Graffiti Fine Art tem fotografias e murais expostos gratuitamente no Museu Brasileiro da Escultura, em SP

"(O grafite) era uma coisa meio maldita, não era visto no começo com bons olhos. Tinha um curador que falava que grafite não era arte", conta ao iG a diretora do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) Renata Junqueira, responsável pela exposição Graffiti Fine Art, em São Paulo.

Mais: Mostra de grafite em São Paulo tem obras feitas na hora

Grafite do artista Dédo. Foto: DivulgaçãoFoto de Paola Vianna. Foto: DivulgaçãoObra do grafiteiro Sliks. Foto: Divulgação

A mostra gratuita tem início nessa quarta-feira (20), com curadoria de Binho Ribeiro e idealização do próprio MuBE. "O nosso projeto dentro do museu foi o primeiro que abriu para a arte de rua e o grafite", orgulha-se a diretora, que também é coordenadora da mostra.

Siga o iG Cultura no Twitter

A Graffiti Fine Art desse ano fica em exibição até 29 de dezembro e consiste em duas exposições: a 14ª edição da "Arte pra Rua" (com murais dos artistas Dédo, Enivo, Sosek e Sliks) e a 15ª edição da "Olhar pra Rua" (fotografias de Paola Vianna, Mateus Ávila e Tábyta Ysmn).

Mais: Mural da dupla Osgemeos é relacionado ao terrorismo nos EUA

Com otimismo, a diretora do MuBE vê a Graffiti Fine Art como uma passagem importante para impulsionar a carreira de grafiteiros e fotógrafos locais. "Esses artistas são os mais legítimos desse nosso cenário porque eles fluem com naturalidade."

Artistas de rua

O grafiteiro Dédo nasceu na zona leste de São Paulo e começou nos anos 1990 com a pichação até chegar ao grafite, arte que incrementou com traços de cartoon. Já o grafiteiro Enivo é formado em artes plásticas e trabalha com educação.

Sosek, pseudônimo de Kadu Doy, é autodidata e grafita desde os anos 1990. Rafael Sliks, da região central de São Paulo, é influenciado pela arte contemporânea e de traços orgânicos.

Graffiti Fine Art no MuBE (av. Europa, 218, São Paulo)
Em exibição de 20/11 a 29/12
Horário: terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita

Leia tudo sobre: MuBEigspexposiçãografitegraffiti fine art

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas