Exposição mostra o impacto da arte latina na cultura norte-americana

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Em cartaz no Museu Smithsonian, em Washington, DC., "Nuestra América" inclui obras de artistas dominicanos, mexicanos, cubanos e outros grupos

BBC

A exposição "Nuestra América", em cartaz no Museu Smithsonian de Arte Americana, em Washington, DC., mostra a influência de artistas latino-americanos na arte e na cultura dos Estados Unidos.

Uma das obras expostas é 'Humanscape 62', do artista Melesio Casas. Foto: The Casas FamilyA obra acima é de Oscar R. Castillo, que nasceu em El Paso, Texas, e cujas fotografias revelam como os mexicano-americanos transformaram a paisagem urbana na Califórnia. Foto: Oscar R CastilloEsta obra, branca e verde, é da artista cubana Carmen Herrera. Foto: Carmen Herrera'Breakfast Tacos', de Chuck Ramirez, descrito na exposição como um artista que "monumentaliza o cotidiano para revelar a história por trás de ícones populares". Foto: Estate of Charles RamirezA vida diária é um dos temas abordados por Sophie Rivera. Os sujeitos de suas obras são sempre anônimos "mas nunca impotentes.". Foto: Sophie RiveraEste trabalho, da série "Spanish Harlem" é do fotógrafo novaiorquino Joseph Rodriguez. Foto: Joseph RodriguezNesta obra, o artista californiano Frank Romero presta homenagem à Ruben Salazar, considerado um dos principais cronistas do movimento chicano de direitos civis. Foto: Frank RomeroTrabalho do cubano Emilio Sanchez mostra a fachada do supermercado "La Rumba". Foto: Emilio Sanchez Foundation

A coleção inclui obras de artistas mexicanos, porto-riquenhos, cubanos, dominicanos e outros grupos da diáspora latino-americana que têm fortes raízes na cultura americana.

"É importante que os artistas latinos sejam apresentados neste contexto, e afirmar que a arte latina é uma parte integrante dos Estados Unidos", disse a curadora Carmen Ramos.

Siga o iG Cultura no Twitter

A mostra inclui obras de artistas que se destacaram em vários estilos e movimentos artísticos, do expressionismo abstrato a arte conceitual e performances. Muitos deles criaram imagens de suas comunidades e analisaram, à sua maneira, a história americana.

As obras do "Nuestra América" ficam em exposição na capital americana até março de 2014, quando começará uma turnê por outras seis cidades americanas.

Leia tudo sobre: esposiçãoartelatina

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas