Peça gratuita "Vira-Latas de Aluguel" acontece dentro da comunidade com atores locais; Diretor fala ao iG

Elenco de
Weslei Barba/Divulgação
Elenco de "Vira-latas de Aluguel"

A peça "Vira-Latas de Aluguel", em cartaz em São Paulo, mal estreou e já está com ingressos esgotados até 15 de novembro. Encenada na comunidade de Heliópolis, tem como inspiração o filme "Cães de Aluguel", clássico do diretor Quentin Tarantino. A capacidade de público é restrita a 21 pessoas.

Para chegar ao local da encenação, uma van gratuita busca a plateia no Sesc Ipiranga e na estação de metrô Sacomã. No percurso de 10 minutos até Heliópolis, o clima da peça vai sendo indicado com os vídeos que são exibidos dentro da van.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Senti que os jovens ficaram loucos com 'Cães de Aluguel' e pensamos em usar o filme como fonte de inspiração e capacitação teatral", conta ao iG o diretor Daniel Gaggini, que trabalhou com atores relacionados à comunidade. O filme foi exibido em Heliópolis no projeto Cine Favela de Cinema, dirigido por Gaggini desde 2008.

"A peça é pura ação e isso é o que une esses dois universos", diz referindo-se à conexão entre a comunidade e o ambiente sádico e violento criado por Tarantino. Em "Cães de Aluguel", um assalto dá errado e os bandidos da quadrilha desconfiam que foram traídos por um de seus membros, o que dá sequência a uma série de cenas violentas.

Os 10 atores do elenco de "Vira-Latas de Aluguel" têm relação com Heliópolis e participaram de uma seleção, que recebeu inscrições em dezembro de 2012. Os atores selecionados tiveram preparação corporal com aulas de clown e até mesmo kung fu para aprimorar as cenas de luta. "O kung fu, que coincide com (filmes do) Tarantino é usado na coreografia de algumas cenas", explica Gaggini.

"Estão falando que conseguimos fazer personagens fortes e críveis. Fazemos um teatro mais real, é o que eu chamo de um teatro pulsante. Há mais troca de energia do que (o ato) de representar."

Peça "Vira-Latas de Aluguel", em Heliópolis
Sábados e domingos, às 20hs, na Sede Cine Favela (r. do Pacificador, 288)
Reservas: (11) 3141-1595, (11) 98483-8263, viralatasdealuguel@gmail.com
Temporada: de 25/10/13 a 15/12/13 e de 11/01/14 a 09/02/14
Ingressos gratuitos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.