Exposição em Londres marca 50 anos da pop art e sua influência no design

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Mostra no Barbican reúne 200 obras de artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein

BBC

Para celebrar os 50 anos da pop art, mais de 200 obras de 70 designers e artistas estão expostas em uma mostra na Barbican Art Gallery em Londres.

A exposição, intitulada Pop Art Design, é a primeira a analisar a relação entre artistas como Andy Warhol, Richard Hamilton e Roy Lichtenstein e o mundo comercial do design - de pôsteres a capas de discos e projetos de arquitetura.

Veja imagens:

Para celebrar os 50 anos da pop art, mais de 200 obras de 70 designers e artistas estão expostas em uma mostra na galeria de arte do Barbican em Londres. Foto: Gar Powell-Evans 2013. Courtesy Barbican Art GalleryA exposição, intitulada 'Pop Art Design', é a primeira a analisar a relação entre artistas como Andy Warhol, Richard Hamilton e Roy Lichtenstein e o mundo comercial do design. Foto: Gar Powell-Evans 2013. Courtesy Barbican Art GalleryA pop art foi um movimento artístico que começou nos anos 1950 na Inglaterra. Foto: Gar Powell-Evans 2013. Courtesy Barbican Art GalleryO objetivo era mostrar a massificação da cultura popular capitalista através da arte. Foto: Gar Powell-Evans 2013. Courtesy Barbican Art GalleryOs artistas também levaram a arte de dentro das galerias para dentro das casas. Foto: Gar Powell-Evans 2013. Courtesy Barbican Art GalleryMais de meio século depois, há pouca discussão sobre a classificação de tais itens como arte. Foto: Gar Powell-Evans 2013. Courtesy Barbican Art Gallery"A exposição lança um olhar mais detalhado sobre o fenômeno pop", diz o curador. Foto: Gar Powell-Evans 2013. Courtesy Barbican Art GalleryA imagem acima mostra a obra de Verner Panton, 'Swimming Pool, de 1969. Foto: Gar Powell-Evans 2013. Courtesy Barbican Art Gallery

O pop art começou nos anos 1950 na Inglaterra, alcançou maturidade na década de 60 em Nova York, e se estendeu até os anos 1970.

Siga o iG Cultura no Twitter

Os artistas que faziam parte do movimento desafiaram o convencional fazendo natureza-morta com latas de sopa ao invés de girassóis, e estátuas de guimbas de cigarro em vez de líderes políticos. O objetivo era mostrar a massificação da cultura popular capitalista através da arte.

"Em vez de simplesmente celebrar o espírito de uma época, a exposição lança um olhar mais detalhado sobre o fenômeno pop: a migração de assuntos entre arte e design, e a relação entre objetos do dia a dia e imagem", diz o curador.

Pop Art Design fica em cartaz na Barbican Art Gallery, em Londres, até 9 de fevereiro de 2014.

Leia tudo sobre: pop artartes plásticaslondres

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas