Arte erótica feita no Japão ganha mostra no British Museum, em Londres

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Exposição destaca xilogravuras com detalhes explícitos dos séculos 16 a 18; veja imagens

BBC

O British Museum abre nesta semana uma mostra dedicada à arte erótica japonesa, conhecida por mostrar detalhes explícitos de relações sexuais.

"Shunga", como é conhecida a arte erótica no Japão, proporciona uma perspectiva sobre o sexo muito diferente da mostrada pela arte europeia da mesma época.

Obra de Torii Kiyonaga (1752 - 1815) faz parte da mostra. Foto: The Trustees of the British Museum A exibição permite que os espectadores vejam representações de momentos muito íntimos de uma época em que o Japão era fechado para o mundo.. Foto: The Trustees of the British Museum Deleite sexual entre um homem e uma gueixa na obra de Nishikawa Sukenobu (1671 - 1750). Foto: The Trustees of the British Museum O termo 'Shunga' significa literalmente "fotos da primavera", um eufemismo à arte erótica. Foto: The Trustees of the British Museum Amantes debaixo do cobertor em obra de Sugimura Jihei (1681 - 1703). Foto: The Trustees of the British Museum Cortesãs da Casa Tamaya, pintura do Período Edo do final dos anos 1770 ou início dos anos 1780. Foto: The Trustees of the British Museum Kitagawa Utamaro tem obra na mostra do British Museum. Foto: The Trustees of the British Museum Jovem mulher sonhando com os Contos de Ise, obra de Hosoda Eishi (1756 - 1829). Foto: The Trustees of the British Museum Amantes em um quarto no segundo andar de uma casa de chá, de Kitagawa Utamaro. Foto: The Trustees of the British Museum

A maioria das imagens vem de xilogravuras produzidas em Tóquio nos séculos 16, 17 e 18, e mostram uma variedade de posições sexuais, muitas vezes com detalhes explícitos.

Siga o iG Cultura no Twitter

O termo "Shunga" significa literalmente "fotos da primavera", um eufemismo à arte erótica que surgiu em um momento em que a população da cidade estava crescendo muito rapidamente e o contato com o Ocidente não era permitido.

Devido a sua natureza explícita, a exposição no British Museum só pode ser vista por pessoas maiores de 16 anos.

A exposição Shunga - Sex and Pleasure in Japanese Art fica em cartaz no British Museum de 3 outubro a 5 de janeiro de 2014.

Leia tudo sobre: japãoinglaterraarte eróticaartes plásticas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas