Revista "Insight Inteligência" estreia no iG

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Publicação que nasceu para abrigar ensaios e artigos de pensamentos e ideologias antagônicos tem agora sua versão em blog no iG

Está no ar um novo conteúdo para oferecer aos internautas do iG conteúdo de alto nível e qualidade: o blog da revista “Insight Inteligência”. No endereço insightinteligencia.ig.com.br será possível acompanhar no iG os artigos, ensaios e entrevistas da publicação que, em sua versão impressa, tem circulação dirigida.

“É com satisfação que agora migramos para o formato blog”, destaca o jornalista Luiz Cesar Faro, sócio fundador da Insight Comunicação, que edita a revista e agora o blog. “A veiculação dos artigos de Insight Inteligência no IG permitirá o contato com um público novo e muito mais amplo. Essa combinação não tem par nas mídias. Temos certeza que o resultado será fantástico para todos”.

“Insight Inteligência”, mais do que uma revista, é a expressão editorial de um improvável think tank”. Foi com esse conceito na cabeça que, nos idos de 1997, o jornalista Luiz Cesar Faro, sócio fundador da Insight Comunicação, saiu para convocar os participantes desse projeto que fugia às convenções de corte ideológico e intelectual da época.

A revista abrigaria ensaios e artigos de pensamentos antagônicos, tendo entre seus entusiastas e conselheiros personagens de destaque na vida empresarial e cultural do país, formando um mosaico heterodoxo, no qual não raras vezes os protagonistas eram desafetos na vida pública. Exemplos desses expoentes que não se bicavam foram Roberto Campos e Maria da Conceição Tavares, que apesar da estranheza que a ideia lhes causava, foram entusiastas de primeira hora. “Era como se fosse um jogo de quebra-cabeça: eu convidava um dos conselheiros, ele aceitava, e a seguir eu ia convidar outro usando como trunfo a concordância do primeiro convidado”, relata Faro.

Mesmo assim, a dúvida em relação a fechar uma constelação tão díspar era grande. Ele se recorda: “Eu me lembro de uma reunião com o ex-presidente da Vale Eliezer Batista, quando, logo após ser convidado, ele ligou para Raphael de Almeida Magalhães, ex-ministro da Previdência Social, chamando-o para opinar, imediatamente. Raphael, que tinha um escritório em frente à Vale, chegou em um pulo só. Ao ser questionado sobre o que achava da ideia, Raphael tomou um susto. ‘Não vai dar certo’, disse. ‘Não existe tribuna de contrários na imprensa do país’, criticou o saudoso Rapha, para logo a seguir desafiar sua própria consideração: ‘Coloca o meu nome na lista, pois, embora não vá dar certo, a proposta é corajosa’. Ato contínuo, Eliezer apôs seu nome junto aos demais convidados para o Conselho Editorial.”

A previsão de Raphael de Almeida Magalhães, fato raro, deu com os burros n´água. “Insight Inteligência” foi tornando-se um edifício, moradia de pensamentos refinados e complexos. Foram aceitando participar da empreitada Antônio Dias Leite, João Sayad, José Luiz Bulhões de Pedreira, José Luiz Fiori, Joaquim Falcão, Carlos Lessa, Antônio Barros de Castro, Daniel Dantas, Antônio Delfim Netto, João Paulo dos Reis Velloso, Luiz Carlos Bresser Pereira, Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria Sílvia Bastos Marques, Sérgio Werlang entre tantos outros igualmente notáveis.

Para construir a identidade editorial da revista foi convidado o cientista político e filósofo Wanderley Guilherme dos Santos, possivelmente o maior humanista da vida pública no Brasil de hoje. Durante 10 anos Wanderley esteve à frente da Insight-Inteligência, sendo sucedido durante quase três anos pelo jornalista e cientista político Rodrigo de Almeida, atualmente diretor de jornalismo do iG. Com a saída de Almeida, o cientista político e jurista Christian Lynch assumiu o comando da edição.

Mas tão diferenciado quanto o perfil e a convivência dos intelectuais que gravitam em torno da revista é o seu conceito. “Insight Inteligência” não é vendida, nem pode ser obtida através de assinatura. Ela é distribuída para um golden mailing formado pelos principais “tomadores de decisão” e mais influentes formadores de opinião do país. Estão entre os seus leitores os integrantes do Alto Comando das três Forças Armadas, Prelado, parlamentares, mil maiores empresários do país, jornalistas, acadêmicos, congressistas e ministros dos Tribunais Superiores.

“Insight Inteligência” tem outra característica peculiar: sua paginação é a de uma revista de arte, ricamente ilustrada e com uma diagramação mutante, idealizada pelo jornalista Antônio Calegari e aperfeiçoada pela designer Paula Barrenne. O resultado é que cada número de “Insight Inteligência” parece o de uma publicação diferente. A revista é patrocinada por grandes empresas.

Leia tudo sobre: insight inteligênciaculturalivrosliteratura

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas