Filme em espanhol fatura R$ 23,8 milhões e vira fenômeno de bilheteria nos EUA

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Longa estrelado por Eugenio Derbez, astro da TV mexicana, foi o quinto mais visto no feriado prolongado daquele país

Reuters

"Instrucciones No Incluidas", filme falado em espanhol e legendado em inglês, faturou US$ 10 milhões (R$ 23,8 milhões) nos EUA durante os quatro dias do feriado prolongado do Dia do Trabalho, tornando-se assim o filme em espanhol de maior sucesso no país e sinalizando o potencial do mercado hispânico para Hollywood.

Eugenio Derbez, 52 anos, astro da TV mexicana, interpreta um playboy de Acapulco que se vê obrigado a criar um bebê deixado à sua porta. "Instrucciones..." foi o quinto filme mais visto no feriado prolongado dos EUA, apesar de estar apenas em 347 salas, segundo o site Hollywood.com.

Siga o iG Cultura no Twitter

Imagem do filme 'Instrucciones No Incluidas'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Instrucciones No Incluidas'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Instrucciones No Incluidas'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Instrucciones No Incluidas'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Instrucciones No Incluidas'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Instrucciones No Incluidas'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Instrucciones No Incluidas'. Foto: Divulgação

Isso significa uma média de US$ 28.818 por cópia, mais do que o quádruplo do resultado obtido por "O Mordomo", que teve a maior bilheteria do feriadão.

"Ninguém previu isso", disse Paul Dergarabedian, presidente da divisão de bilheterias da Hollywood.com. "Um conceito fofo e orientado para a família, com uma ótima campanha de marketing."

O filme está sendo distribuído pela Pantelion, joint-venture do estúdio Lionsgate com a rede mexicana de TV Televisa. O objetivo dessa distribuidora é explorar o mercado hispânico dos EUA, responsável no ano passado por 10,9 milhões de ingressos vendidos, ou 26% do total, segundo a MPAA (entidade que reúne grandes estúdios de cinema).

"Os hispânicos são os que mais frequentam os cinemas, já que representam 18% da população frequentadora, mas contabilizam 25% de todos os filmes vistos", disse a empresa de pesquisas Nielsen num estudo em separado.

"Os hispânicos foram também o único grupo demográfico que foi mais ao cinema em 2012 do que no ano anterior - 9,5 filmes em média, contra 8,5 em 2011."

Para divulgar "Instrucciones...", a Pantelion colocou anúncios em canais de TV em espanhol, como Univision e Telemundo, além de redes sociais muito usadas pela população hispânica, como Fandango e Facebook.

Outro ponto forte é o próprio Derbez, que divulgou o filme para seus 3,2 milhões de seguidores no Twitter, além de receber 1,5 milhão de "curtidas" na sua página oficial do Facebook.

"Ele (Derbez) é o maior astro do qual você nunca ouviu falar", disse Paul Presburger, executivo-chefe da Pantelion. "A força desse filme é que ele teve um grande boca a boca, e ele é uma grande parte disso."

Antes de "Instrucciones...", o filme em espanhol de maior sucesso na história era "O Labirinto do Fauno", do cineasta mexicano Guillermo del Toro, que faturou US$ 4,5 milhões no seu fim de semana inicial, em 2007.

Leia tudo sobre: instrucciones no incluidascinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas