Com atenção ao modernismo, feira SP-Arte/Foto reúne 250 obras em São Paulo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Evento abre hoje para convidados e, para o público geral, entre quinta e domingo

Reconhecida como um dos mais importantes eventos de fotografia do Brasil, a feira SP-Arte/Foto chega à sétima edição. Hoje (para convidados) e entre quinta (22) e domingo (25), no shopping JK Iguatemi, com entrada gratuita, mais de 250 obras de 25 galerias nacionais vão estar em exposição.

A exibição abriga tanto trabalhos nacionais como internacionais, indo desde jovens artistas a nomes consagrados. Os preços das obras expostas é uma indicação da variedade da seleção das galerias, que vão desde fotos exclusivas ou com número limitadíssimo de cópias a preços que chegam a R$ 160 mil até clássicos do Instituto Moreira Salles com número maior de reproduções que custam a partir de R$ 380.

Para mostrar a relevância da fotografia para a arte, a mostra reune galerias de diferentes lugares do Brasil. Do eixo Rio-São Paulo são 21 estabelecimentos. Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Belém têm, cada uma, um representante na SP-Arte/Foto.

Visita guiada

Vale ver o trabalho da fotógrafa israelense Zipora Fried na galeria Nara Roesler. Radicada em NY, a artista trabalha com dicotomia, sobreposição de paisagens e outras técnicas como tecnologia digital com fundo pintado à mão. A mistura dá resultados meio realistas-fantásticos.

A galeria Leme selecionou trabalhos de Luiz Braga, top entre os contemporâneos brasileiros, que já representou o Brasil na Bienal de Veneza. A galeria Arte Edições traz obras da carioca Mila Maier. O publicitário Mario Cohen, dono da galeria Pequena 18, tem obras de Mario Cravo Neto, e a colecionadora Luciana Brito, dona de galeria com seu nome, tem obras de Thomas Farkas, falecido no fim de 2011, e do modernista Geraldo de Barros.

Outros nomes que sempre vale conferir são Claudia Jaguaribe, representada por algumas galerias, e Claudio Edinger, na Arte 57.

Foto de Anderson Schneider, parte da série 'Brasília Concreta', em exposição na galeria A Casa da Luz Vermelha, em Brasília. Foto: Anderson Schneider'Descansando na Canoa', foto tirada por Luiz Braga em 1984, da Gelaria da Gávea, no Rio de Janeiro. Foto: Luiz Braga'Leão', obra de Gustavo Lacerda em exposição na galeria Arte57, de São Paulo. Foto: Gustavo Lacerda'Highlands [Rainbow]', foto de Camila Sposati na galeria Casa Triângulo, de São Paulo. Foto: Camila Sposati'Grande Aquário para Pequenos Tubarões', de Penna Prearo, da Galeria Lume, de São Paulo  . Foto: Penna PrearoFoto de Flavya Mutran, da série 'There's no Place Like 127.0.0.1', da Kamara Kó Galeria de Fotografias, de Belém . Foto: Flavya MutranFoto de José Bento, parte da série 'Floresta Invisível', da galeria Celma Albuquerque, de Belo Horizonte. Foto: José BentoObra feita por Bob Wolfenson em 2011, da Galeria Millan. Foto: Bob WolfensonObra de Julian Opie, da galeria ArtEEdições, de São Paulo. Foto: Julian OpieSérie Caverna, de Juliana Stein, está na SIM Galeria, de Curitiba, mas já passou pela Beinal de Veneza (foto). Foto: Juliana Stein

Siga o iG Cultura no Twitter

Entre as mais de 250 obras do evento é possível ainda encontrar trabalhos de Sebastião Salgado, Miguel Rio Branco, Vik Muniz, Gaspar Gasparian, Cristiano Mascaro e Damien Hirst. Fotografias de jovens artistas, como Sheila Oliveira, Claudia Melli e Juliana Stein ganham espaço na exibição.

A edição de 2013 da SP-Arte/Foto traz uma novidade em relação às anteriores. A exposição institucional “Paulo, José, Ademar – 3 modernos” reune 23 fotografias do trio José Yalenti, Ademar Montanari e Paulo Pires, tiradas entre os anos 1950 e 1960 e que representam o modernismo na fotografia brasileira.

Sp-Arte/Foto 2013
Shopping JK Iguatemi (av. Pres Juscelino Kubitschek, 2.041)
Quarta (dia 21; só para convidados); de quinta (22) a domingo (25) de agosto, das 14h às 20h
entrada gratuita

Leia tudo sobre: fotofotografiaexibiçãoarte-sp/fotoigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas