Rafael Coutinho realiza HQ interativa

Por Fernando Antonialli , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Em parceria com o quadrinista Rafael Sica, projeto “1000 Quadros” coloca desenhos da dupla à venda; ordem de compra estabeleceu a cronologia da história

Desenhar mil quadros de uma HQ em uma semana. Esse foi o desafio do projeto “1000 Quadros”, que uniu os quadrinistas Rafael Coutinho e Rafael Sica em um esforço para criar uma história em quadrinhos interativa.

Contando com dois traços diferentes, a proposta dá ao público o poder de montar a narrativa. Depois de prontos, os desenhos agora foram colocados à venda (R$ 10) - e a ordem de compra definiu a cronologia de publicação dos quadros no site do projeto

Quadros de um a seis do projeto '1000 Quadros'. Foto: Redrodução/Narval ComixQuadros de sete a 12 do projeto '1000 Quadros'. Foto: Reprodução/Narval ComixQuadros de 13 a 18 do projeto '1000 Quadros'. Foto: Reprodução/Narval ComixQuadros de 19 a 24 do projeto '1000 Quadros'. Foto: Reprodução/Narval ComixQuadros de 26 a 30 do projeto '1000 Quadros'. Foto: Reprodução/Narval Comix

“O projeto é fruto da nossa vontade de trabalharmos juntos em alguma coisa”, explicou Rafael Coutinho ao iG. O quadrinista, que já participou de outras parcerias, como na HQ “Cachalote”, com Daniel Galera, vê nessas experiências oportunidades para desenvolver seu trabalho. “As parcerias são um desejo pessoal de desenhar com esse caras, aprender e trocar informações”.

Para criar a HQ em conjunto, e sem ordem ou história definidas, foi necessário um bom entrosamento da dupla de desenhistas. “A ideia é criar juntos sem nenhuma obrigação, sem nenhum roteiro pré-definido – um processo fluido de criação”, contou Coutinho. Porém, enquanto realizavam os quadros, apareceram o que o quadrinista chamou de “núcleos narrativos”.

“Começamos na mesma folha e fomos conferindo o trabalho um do outro”, contou Rafael Sica sobre o processo. “Depois passamos a trabalhar um de frente para o outro, mas ainda interferindo, dando continuidade”. Dos “núcleos narrativos” que surgiram, personagens de terror, cidade e selvas e cenas picantes foram alguns deles.

Siga o iG Cultura no Twitter

O tempo também foi um dos desafios enfrentados pela dupla. O projeto, que no começo seria realizado em um dia, foi estendido para uma semana. “Enquanto estou falando contigo, estou desenhando” disse Coutinho, em entrevista na quarta-feira (31/7).

Com as vendas encerradas, o “1000 Quadros” está tomando forma na página do projeto. Até agora, 99 quadros já foram publicados.

Leia tudo sobre: rafael coutinhorafael sicaquadrinhos1000 quadros

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas