Morre o jornalista e crítico de música clássica Luiz Paulo Horta, aos 69 anos

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Problema cardíaco foi a causa da morte do escritor na manhã deste sábado (3), no Rio de Janeiro

Divulgação/Facebook
O jornalista Luiz Paulo Horta

Ocupante da cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras, o jornalista, escritor e crítico de música Luiz Paulo Horta morreu na manhã deste sábado (3), em sua casa no Rio de Janeiro. Um problema cardíaco foi a causa da morte do jornalista, aos 69 anos.

Lu Lacerda: Horta é um homem de alma salva

O velório será a partir das 15h deste sábado na Academia Brasileira de Letras, localizada no centro do Rio de Janeiro. O enterro será no cemitério São João Batista, às 11h de domingo (4), no mausoléu da ABL.

Carreira

Luiz Paulo Horta substituiu Zélia Gattai na cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, em agosto de 2008. Passou por redações de jornais como Correio da Manhã e Jornal do Brasil, tendo iniciado sua carreira no Globo desde 1990.

Fundou e dirigiu a área de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no final dos anos 1980. Entre 2000 e 2001, além de promover estudos bíblicos, foi membro da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Um de seus talentos era o piano, instrumento com o qual se tornou membro titular da Academia Brasileira de Música, em 1994.

O primeiro livro que lançou foi "Caderno de Música", em 1983, tendo publicado ainda outros títulos como "Sagrado e Profano" e biografias do compositor Villa-Lobos.

Deixou a mulher, a também jornalista Ana Cristina Reis, três filhos, Ana Magdalena, José Maurício e Ana Clara e seis netos.

Leia tudo sobre: Luiz Paulo Hortamortefalecimentojornalista

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas