Após sucesso em Brasíia, "Da Vincis do Povo" chega ao CCBB e ao Prédio Histórico dos Correios com direito a instalações ao ar livre

Sucesso em Brasília, a mostra "Da Vincis do Povo", do renomado artista chinês Cai Guo-Qiang, chega a São Paulo no dia 20 de abril. A exposição gratuita, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e no Prédio Histório dos Correios até 23 de junho, conta com 14 instalações de grande porte, que também ocupam espaço ao ar livre nos entornos das sedes.

A obra 'Birds and Flowers of Brazil', feita para a etapa paulista
Divulgação
A obra 'Birds and Flowers of Brazil', feita para a etapa paulista

Mais conhecido por seus trabalhos pirotécnicos nas cêrimonias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Pequim de 2008, o artista apresenta uma obra bem diversificada. Na mostra, é possível conferir seus desenhos feitos em pólvora e também sua coleção de invenções ambiciosas criadas por camponeses do país asiático, explorando tanto a estética artesanal como as implicações sociais, políticas e culturais das engenhocoas.

Já os trabalhos ao ar livre, exclusividade da exposição de São Paulo, mostram aviões e submarinos, entre outros, pendurados do alto das sedes culturais. Além disso, a "Da Vincis do Povo" também conta com instalações interativas, como os robôs que conversam com o público.

Cai vai estar em São Paulo no dia da inauguração da mostra e promove uma palestra sobre obra. Com vagas limitadas, o evento está sujeito a lotação.

'Carnival Rehearsal' foi inspirada em ensaios de escolas de samba no Rio
Divulgação
'Carnival Rehearsal' foi inspirada em ensaios de escolas de samba no Rio

Siga o iG Cultura no Twitter

Outro destaque da mostra é a obra  Birds and Flowers of Brazil que foi feita por Chai especialmente para a etapa paulista e está exposta no CCBB - que marcou com a mostra a reinauguração de seu espaço expositivo, em comemoração de 12 anos da instituição.

No prédio Histórico dos Correios também se destaca o trabalho  Carnival Rehearsal , que o artista realizou depois de visitar ensaios de escolas de samba do Rio de Janeiro em 2012.

A mostra também conta com o workshop "Ufocinais", especialmente para o público infantil. As crianças são estimuladas a construir suas próprias invernções a partir de objetos do cotidiano. As obras irão integrar a instalação "Crianças Da Vinci", que já conta com 600 invenções da etapa brasilience.

Serviço

Abertura
20 de abril - 11h

Centro Cultural Banco do Brasil
R. Álvares Penteado, 112 - Sé, São Paulo, 01012-000
Mais informações: 11 3113-3651

Prédio Histórico dos Correios
Avenida São João S/N - Vale do Anhangabaú0

Palestra com o artista
20 de abril - 15h
Rua 15 de novembro, 165 - Sé - São Paulo/SP
Vagas são limitadas. Ordem de chegada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.