MAM Rio prepara mostras para aniversário de 65 anos

Por Brasil Econômico - Cintia Esteves |

compartilhe

Tamanho do texto

Fim de semana tem estreia de exposições com obras de Jackson Pollock, Lygia Clark e Willys de Castro

Brasil Econômico

Divulgação
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro completa 65 anos

Este ano o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) completa 65 anos. Para comemorar, a instituição preparou uma série de exposições. Duas delas estreiam neste fim de semana. A mostra Polaridades reunirá 27 obras de oito importantes artistas, entre brasileiros e estrangeiros, pertencentes ao acervo do museu.

Serão apresentados trabalhos produzidos entre 1950 e 1974, em diferentes técnicas. Do artista Gerhard Richter, estarão quatro obras da série Blau - Gelb - Rot, album Farbfelder. Henri Michaux será representado pelo desenho Sans titre, em nanquim sobre papel.

Já Iberê Camargo terá duas pinturas em óleo sobre tela: Carretel azul e Objetos em tensão I. O público também poderá apreciar a pintura N 16, um óleo sobre aglomerado de Jackson Pollock. Haverá ainda trabalhos de Ivan Serpa, Josef Albers, Lygia Clark e Willys de Castro. “Selecionamos grandes obras da coleção do museu”, afirma Luiz Camillo Osorio, que fez a curadora junto com Marta Mestre.

O MAM do Rio foi vencedor do prêmio Marcantonio Vilaça/Funarte, realizado em novembro do ano passado, através do qual recebeu R$ 350 mil para aquisição de obras de arte. Com a verba foram compradas obras de Carlos Vergara, Emil Forman e Cao Guimarães. A partir deste fim de semana, elas serão apresentadas ao público na mostra Aquisições. “Forman foi o artista que inaugurou a sala experimental do museu, em 1975, dedicada a produções mais jovens”, diz Osorio.

Com o prêmio, o museu também adquiriu uma instalação de Maria Nepomuceno, que será apresentada na exposição individual que a artista fará de de 6 de julho a 8 de setembro de 2013. A programação completa de exposições que ocorrerão ao longo do ano poderá ser acessada no site mamrio.com.br.

Leia tudo sobre: mam rioartes plásticas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas