"Valente" leva Oscar de melhor longa de animação

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Filme protagonizado por personagem feminina é premiado pela Academia; "Paperman" ganha curta animado

Reuters

"Valente" recebeu o Oscar de melhor animação longa-metragem neste domingo (24) durante a cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no Teatro Dolby, em Los Angeles.

A animação traz como protagonista uma personagem feminina, Merida. O conflito principal é entre Merida e sua mãe, a rainha Elinor. A garota de cabelos rebeldes se comporta como um menino, é boa de arco-e-flecha, não tem lá bons modos e pouco se importa em casar ou não com um príncipe. É o contrário da mãe, que a quer na linha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino.

Leia também: Oscar consagra 'Argo' em noite marcada por excesso de números musicais

Cena de 'Valente', nova animação do estúdio Pixar. Foto: DivulgaçãoImagem da animação "Valente", da Pixar. Foto: DivulgaçãoImagem da animação "Valente", da Pixar. Foto: DivulgaçãoImagem da animação "Valente", da Pixar. Foto: DivulgaçãoMerida, a heroína da nova animação da Disney-Pixar, "Valente". Foto: DivulgaçãoImagem da animação "Valente", da Pixar. Foto: DivulgaçãoPrincesa Merida, a protagonista de "Valente". Foto: DivulgaçãoImagem da animação "Valente", da Pixar. Foto: DivulgaçãoImagem da animação "Valente", da Pixar. Foto: DivulgaçãoImagem da animação "Valente", da Pixar. Foto: DivulgaçãoImagem da animação "Valente", da Pixar. Foto: DivulgaçãoCena de 'Valente'. Foto: DivulgaçãoImagem da animação "Valente", da Pixar. Foto: Divulgação

A mãe convoca uma competição para escolher o futuro marido de Merida. Chegam três jovens de reinos vizinhos, herdeiros do lorde Dingwall, do lorde Macguffin e do lorde Macintosh.

Merida faz um pacto com uma bruxa, que dá errado e sua mãe acaba se transformando num urso. E apenas a garota será capaz de desfazer o feitiço. Salvar a mãe significa preservar a instituição e os valores familiares, além de evitar que o reino entre em guerra com os povoados vizinhos.

Também disputavam o prêmio nesta categoria as animações "Detona Ralph", "Piratas Pirados!", "ParaNorman" e "Frankenweenie". O Oscar de melhor animação curta-metragem foi para "Paperman".

Leia tudo sobre: oscarcinemaoscar 2013

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas