Fotógrafo colombiano comenta o 'espetáculo' da vida nas cidades

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Projeto "Traces", de Manuel Vazquez, cria paisagens urbanas imaginárias para examinar intromissão na vida pública e particular dos cidadãos

BBC

O fotógrafo colombiano Manuel Vazquez lançou o projeto Traces ('Vestígios', em tradução livre), uma série de paisagens urbanas imaginárias que visam comentar a exposição das pessoas à vida na cidade.

Vazquez se inspirou no sentimento dos moradores da cidade em relação à vigilância e segurança depois de ataques terroristas em vários países do mundo. Com isso, ele examina a crescente intromissão na vida pública e particular das pessoas. Com este trabalho o fotógrafo tenta destacar como as pessoas estão na mira "dos refletores e, portanto, do escrutínio do olhar".

Imagem do projeto Traces, de Manuel Vazquez. Foto: Manuel Vazquez/ www.manuelv.netImagem do projeto Traces, de Manuel Vazquez. Foto: Manuel Vazquez/ www.manuelv.netImagem do projeto Traces, de Manuel Vazquez. Foto: Manuel Vazquez/ www.manuelv.netImagem do projeto Traces, de Manuel Vazquez. Foto: Manuel Vazquez/ www.manuelv.netImagem do projeto Traces, de Manuel Vazquez. Foto: Manuel Vazquez/ www.manuelv.netImagem do projeto Traces, de Manuel Vazquez. Foto: Manuel Vazquez/ www.manuelv.netImagem do projeto Traces, de Manuel Vazquez. Foto: Manuel Vazquez/ www.manuelv.netImagem do projeto Traces, de Manuel Vazquez. Foto: Manuel Vazquez/ www.manuelv.net

"Em uma sociedade cheia de olhos curiosos como os nossos, todos podem se transformar em espectadores e atores no espetáculo diário", afirma Vazquez. "(O projeto) Traces examina o (que há de) teatral na rotina diária. Nesta sociedade de espetáculo, um universo paralelo de imagens registra a 'realidade' através do mapeamento e arquivo dos vestígios deixados pela nossa exposição à vida na cidade", disse o fotógrafo.

"O espectador também é o protagonista pedestre das imagens, passageiros observam a própria rotina na cidade", afirma Vazquez.

Leia tudo sobre: fotografiamanuel vazquez

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas