Ben Affleck leva prêmio do Sindicado dos Diretores por "Argo"

Por Reuters | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Esnobado pela Academia, o diretor e ator levou o troféu principal de premiação do Directors Guild of America, em Los Angeles, neste sábado (2).

Reuters

Getty Images
Michel Hazanavicius entrega o prêmio do Sindicato dos Diretores para Ben Affleck

O ator e diretor Ben Affleck ganhou o prêmio principal do Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (Directors Guild of America, ou DGA, em inglês), neste sábado (2), pelo filme "Argo", consolidando o drama sobre reféns no Irã como um dos filmes favoritos ao Oscar, que acontece no dia 24 de fevereiro.

O reconhecimento dos cineasta de Hollywood pelo trabalho de direção de Affleck em "Argo" é um resultado constrangedor para a Academia, que não indicou o artista para concorrer ao Oscar de melhor diretor.

Desde 1948, apenas em seis vezes que o diretor vencedor do DGA não levou também o Oscar. 

LEIA TAMBÉM: Ben Affleck prova que se reinventou como cineasta em "Argo"
Com "Argo", Ben Affleck "copia" cinema dos anos 1970

"Eu tenho o maior respeito pela Academia... Você não tem o direito garantido de ganhar algo", disse Affleck depois de receber o prêmio. Affleck também levou o Globo de Ouro na mesma categoria.

No final da semana passada, "Argo" também ganhou os prêmios dos sindicatos dos Produtores e dos Atores. Os membros dos sindicatos costumam ser também os integrantes da Academia.

Neste ano, Affleck superou quatro diretores que já haviam vencido o DGA e, na sequência, levado o Oscar.

Siga o Twitter do iG Cultura

Um deles foi Steven Spielberg, nomeado pela 11ª vez para o DGA por "Lincoln". O cineasta já tinha vencido em 1994, por "A Lista de Schindler", e em 1999, com "O Resgate do Soldado Ryan".

"Que ano incrível para filmes", afirmou Spielberg. "Talvez em alguns momentos eu tenha desejado que não tivesse sido um ano tão incrível."

'Argo', dirigido e estrelado por Ben Affleck. Foto: DivulgaçãoJohn Goodman, Alan Arkin e Ben Affleck em 'Argo'. Foto: Divulgação'Argo', dirigido e estrelado por Ben Affleck. Foto: Divulgação'Argo', dirigido e estrelado por Ben Affleck. Foto: DivulgaçãoBryan Cranston em 'Argo'. Foto: Divulgação'Argo', dirigido e estrelado por Ben Affleck. Foto: DivulgaçãoBen Affleck em 'Argo'. Foto: Divulgação'Argo', dirigido e estrelado por Ben Affleck. Foto: Divulgação'Argo', dirigido e estrelado por Ben Affleck. Foto: Divulgação'Argo', dirigido e estrelado por Ben Affleck. Foto: Divulgação"Argo", dirigido e estrelado por Ben Affleck. Foto: DivulgaçãoBryan Cranston Ben Affleck em "Argo". Foto: DivulgaçãoJohn Goodman, Alan Arkin e Ben Affleck. Foto: Divulgação"Argo", dirigido e estrelado por Ben Affleck. Foto: Divulgação

Affleck também derrotou Kathryn Bigelow, indicada por "A Hora Mais Escura", filme sobre a caçada a Bin Laden; Ang Lee, pela adaptação em 3D de "As Aventuras de Pi"; e Tom Hooper, do musical "Os Miseráveis".

Além de diretor, Affleck é o ator principal de "Argo", baseado numa história real. O artista interpreta um agente da inteligência dos Estados Unidos com a missão de retirar seis americanos do Irã revolucionário.

"Houve um momento da minha vida em que eu estava mal e confuso, não sabia o que iria acontecer, e então pensei que poderia ser um diretor", disse Affleck no sábado para a plateia hollywoodiana.

"Não acho que isso tenha me feito um cineasta de verdade, mas acho que estou no caminho", afirmou.

Uma outra jovem diretora também recebeu um prêmio neste sábado. Lena Dunham lganhou o troféu de melhor série de comédia por "Girls", programa da HBO sobre quatro garotas que vivem no Brooklyn.

Leia tudo sobre: prêmiopremiaçãodiretorben affleckargo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas